TECNOLOGIA: Governo anuncia investimentos em pesquisas de combate ao Aedes aegypti

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

...

REPÓRTER: A presidente Dilma Rousseff anunciou nesta quarta-feira, dia 23, no Palácio do Planalto, investimentos em pesquisas e inovações tecnológicas para combater o Aedes aegypti e as doenças transmitidas pelo inseto.  Até agora, foram liberados um bilhão e duzentos mil reais para custear o combate ao mosquito e o tratamento das doenças. O governo já fechou um contrato de duzentos milhões com o Instituto Butantan, em São Paulo, para o avanço no desenvolvimento de vacinas e no tratamento das doenças.  Após a conclusão da pesquisa, o Banco Nacional do Desenvolvimento, o Bndes,  investirá cem milhões na produção da vacina. É bom lembrar que a fase três da vacina da dengue dos tipos 1,2,3 e 4 já está em andamento. O investimento em pesquisa, anunciado nesta quarta-feira, se junta às medidas já adotadas pelo governo, como a aceleração do diagnóstico das doenças. O desenvolvimento tecnológico, a educação, a inovação em gestão de serviços de saúde e saneamento e de políticas públicas fazem parte da estratégia de combater o transmissor da dengue, febre chicungunya e vírus zika.  O ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação, Celso Pansera, participou do anúncio dos investimentos, e considera a estratégia ambiciosa.

SONORA: ministro de Ciência, Tecnologia e Inovação, Celso Pansera

“Estamos falando em mais de um bilhão de reais em investimentos, dos quais 650 milhões dos três ministérios, Ciência, Tecnologia, Saúde e Educação. Da seguinte forma: Em 2016, desembolso de 305 milhões, 2017 162 milhões, 2018 136 milhões. Além de 2018, 45 milhões de reais. Disso consta muitas bolsas para doutoramento e pós doutoramentos . E aí, a Cap’s, o Cnpq, as nossas universidades precisarão do tempo necessário para criar os seus projetos, os seu programa e também acompanhar o desenvolvimento dessas teses”.

REPÓRTER: O ministro da Saúde, Marcelo Castro destacou a importância da tecnologia e outros investimentos no combate ao Aedes.

SONORA: ministro da Saúde, Marcelo Castro

“Paralelo a isso, nós estamos na próxima semana, lançando o edital no valor de vinte milhões de reais para os pesquisadores que se queixam muito que não têm recursos mínimos. Para as pessoas apresentarem projetos para todas essas áreas”.

REPÓRTER: A presidente Dilma Rousseff garantiu que o governo não vai medir esforços para eliminar os criadouros do Aedes e tratar as doenças.

SONORA: Presidente Dilma Rousseff

“Nós precisamos saber que medidas são mais efetivas para evitar que o feto de uma gestante desenvolva microcefalia. Precisamos também, de novos métodos para combater o mosquito transmissor da doença. Por isso, os investimentos anunciados hoje são de extrema importância. O nosso objetivo é avançar no conhecimento sobre o vírus zika na oferta de diagnósticos, de vacinas e de medicamentos

REPÓRTER: De acordo com a presidente, serão investidos R$ 649 milhões em pesquisa e desenvolvimento tecnológico, sendo 93 por cento até 2018. Além disso, um montante de 550 milhões de reais em créditos será destinado à Financiadora de Estudos e Projetos, a Finep, e ao Bndes para financiar a geração, a criação e a comercialização de novas tecnologias.

Reportagem, Ana Paula Oliveira

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.