TAMARANA (PR): Cidade tenta reverter baixo índice de vacinação na segunda dose contra HPV

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Contra o vírus HPV, principal causa do câncer do colo do útero, a forma mais segura para se prevenir é a vacina, oferecida pelo SUS em todos os postos de saúde do país de forma gratuita. No município de Tamarana, a meta da segunda etapa da campanha de vacinação, que é vacinar 75% de meninas entre 11 e 13 anos, não foi alcançada por conta dos mitos divulgados nas redes sociais que assustaram pais e adolescentes. No município de 12 mil habitantes, a meta seria vacinar cerca de 360 meninas. Mas, segundo dados do ministério da Saúde, somente 12% se imunizaram contra o papiloma vírus até a segunda quinzena de dezembro. O ministério alerta que a vacina é segura e que não causa efeitos colaterais graves. Em resposta aos boatos propagados, a coordenadora da vigilância de saúde municipal, Verinha Caetano Nogueira, relata que efeitos da vacina não são comparados aos benefícios que ela tem.
 
SONORA: Enfermeira,Verinha Caetano
 
“Acho que a mãe tem que ter a consciência, a mãe ou o cuidador dessa adolescente que essa vacina só traz benefícios. Alguns eventos adversos, qualquer insumo ou qualquer medicação ele pode acontecer. Mas acho que o beneficio é bem mais aceitável que a contra indicação que essa vacina pode ter”.
 
REPÓRTER: O HPV é a principal causa do câncer do colo do útero. A expectativa do Ministério da Saúde é que no ano que vem ocorram mais 1000 casos deste tipo de câncer no Paraná. O secretário de vigilância e saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, alerta as famílias para a taxa de mortalidade por câncer de colo de útero e afirma que a geração que está sendo vacinada, pode ficar livre de mortes pela enfermidade.
 
SONORA: Jarbas Barbosa, secretário de vigilância e saúde do Ministério da Saúde
 
“As famílias não podem perder essa oportunidade e não devem dar ouvidos a boatos de redes sociais, a boatos que não tem nem comprovação no Brasil e nem em qualquer lugar do mundo. É muito importante que as meninas que tomaram a primeira dose tomem a segunda. A proteção só está completa quando ela toma a segunda dose e cinco anos depois ela toma o reforço e as meninas de nove a 11 anos, em 2015, começar a vacinar para que a gente tenha a mortalidade por câncer de colo de útero reduzida de maneira drástica em nosso país”
 
REPÓRTER: A coordenadora da vigilância de saúde de Tamarana, Verinha Caetano Nogueira, convida os pais e responsáveis para levar as adolescentes para tomar a segunda dose da vacina contra o vírus HPV.
 
SONORA: Enfermeira, Verinha Caetano
 
“Atenção aos pais e adolescentes da faixa etária de 11 a menor de 14 anos, que ainda não foram vacinadas ou aquelas que vacinaram com a primeira dose do HPV, é muito importante dar sequencia do esquema porque uma única dose não é suficiente para evitar essa doença que, realmente posterior, a situação é bastante agravante. Então, assim, aqueles pais, aquelas mães, aqueles cuidadores e até o adolescente consciente, procure o serviço de saúde mais próximo da casa, solicite a vacinação. A vacinação é gratuita, então, a gente pede a colaboração e a consciência de cada um.”
 
REPÓRTER: A população de Tamarana pode procurar a vacina contra o HPV em um dos três postos de saúde ou em um dos centros de unidade básica. A vacina é gratuita, segura e previne contra o câncer do colo de útero. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira de oito da manhã até as cinco da tarde.
 
Reportagem, Pedro Paulo Borges

Receba nossos conteúdos em primeira mão.