SUS: Ministério da Saúde lança projeto para qualificar segurança dos serviços prestados a pacientes

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: O Ministério da Saúde pretende evitar cerca de 8.500 acidentes adversos seguidos de morte por ano nas UTIs. A meta é investir R$ 17 milhões em isenção fiscal e orientar os profissionais de saúde de 120 hospitais públicos quanto as melhores práticas para o cuidado da segurança do paciente nos hospitais do Sistema Único de Saúde (SUS). O Projeto Colaborativo “Melhorando a Segurança do Paciente em Larga Escala no Brasil” foi lançado pelo Ministério da Saúde e os hospitais de excelência. O plano será construído por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (PROADI-SUS) em parceria com o Institute for Healthcare Improvement. O anúncio da iniciativa ocorreu nessa terça-feira, pelo ministro da Saúde, Ricardo Barros, durante o 3º Fórum Latino-Americano de Qualidade e Segurança na Saúde, em São Paulo.

 

SONORA: ministro da Saúde, Ricardo Barros.

“Nós esperamos economizar quinze bilhões de reais e salvar 8.500 vidas, justamente por evitar infecções hospitalares, evitar intercorrências de procedimentos que, com segurança do paciente, com a cultura da segurança do paciente, nós evitaremos essas intercorrências e, consequentemente os seus efeitos, que são mortes e despesas a mais para o sistema por reinternação do paciente”.

 

REPÓRTER: A medida prevê também uma redução de R$ 1,2 bilhão de gastos com tempo de permanência do paciente nos leitos e com a utilização de insumos. O Projeto será realizado durante três anos nos 120 hospitais que deverão ser selecionados pelo Ministério da Saúde. Os Hospitais que desejarem participar do processo seletivo deve se cadastrar durante o período de 4 a 16 de setembro no Ministério da Saúde. Para mais informações acesse www.saude.gov.br.

 

Reportagem, Janary Damacena.

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.