SURUBIM (PE): População deve colocar em prática o combate ao mosquito da Dengue, pede secretário de Saúde

Além de Surubim, outras cidades pernambucanas estão com alto índice de infestação do mosquito transmissor

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: Quase 150 agentes comunitários de saúde e endemias vão todos os dias atrás de criadouros do mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya, em Surubim. Mas sozinhos eles não resolvem. É fundamental que a população abra as portas para esses agentes de combate. O que eles vão ensinar, quando estiverem na sua casa, pode ajudar Surubim a ficar livre das doenças que o mosquito transmite. O Secretário Municipal de Saúde, Izaldo Andrade, lembra que os moradores da cidade devem pôr essas dicas em prática.

TEC/SONORA: Izaldo Andrade, Secretário Municipal de Saúde

“O que nós queremos é firmar uma parceria com a população. Pedir para atender bem os agentes de endemias e os agentes de saúde e prestar atenção nas orientações que eles levam. Porque não adianta os agentes fazerem o tratamento dos reservatórios, fazer a parte de educação e a população não colocar aquilo em mente e fazer a execução.”

LOC: Os agentes visitam mais de 30 mil imóveis nos oito bairros da cidade. E isso ajuda a diminuir a quantidade de moradores infectados em Surubim, que entre novembro do ano passado e março deste ano chegou a quatro mil, de acordo com os números mais atualizados. Diane Coelho tem 42 anos. Ela é funcionária pública e mora em São Sebastião. Como já teve Dengue e Chikungunya, Diane conta que sempre recebe bem os agentes de combate.

TEC/SONORA: Diane Coelho, funcionária pública

“Lá em casa é simples porque o acesso para eles é fácil. Nós abrimos as portas, eles olham a cisterna. Olham tudo. Inclusive, eles têm aqueles cartões que registram a confirmação da visita.”

LOC: Além de Surubim, outras cidades pernambucanas estão com alto índice de infestação do mosquito transmissor, o que significa estado de risco. São 67 municípios em estado de alerta e 38 com alto risco. Para saber mais, acesse: saude.gov.br/combateaedes.
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.