SURUBIM (PE): Cidade sofre com infestação do mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya há 4 anos

No município, os bairros que mais sofrem com a infestação do mosquito são Chã do Marinheiro, São Sebastião e Rua do Açude

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: Há quatro anos Surubim não consegue sair da situação de alto risco de infestação do mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya, segundo levantamento feito pelo Ministério da Saúde. Apesar da coleta de pneus velhos em borracharias e nas ruas da cidade, e da limpeza em terrenos baldios, o mosquito continua ameaçando Surubim. O Secretário Municipal de Saúde, Izaldo Andrade, reconhece o problema, mas acredita que a situação só vai melhorar se a população fizer a parte dela.

TEC/SONORA: Izaldo Andrade, Secretário Municipal de Saúde

“Se não tivermos a adesão da população, nós não conseguiremos vencer esse mal, para que possamos, de fato, diminuir esse índice. É necessário que a população chegue junto com a gestão, para juntos, combatermos esse mal que afeta, não só Pernambuco, mas todo o País.”

LOC: No município, os bairros que mais sofrem com a infestação do mosquito são Chã do Marinheiro, São Sebastião e Rua do Açude. A funcionária pública Diane Coelho, de 42 anos, mora em São Sebastião. Ela já teve Dengue e Chikungunya e concorda que falta mais consciência por parte da população.

TEC/SONORA: Diane Coelho, funcionária pública

“Como minha casa tem primeiro andar, nós pedimos para o pessoal da epidemiologia subir para ver melhor o terreno vizinho, que tinha vasilhames com água abertos. Inclusive a família que é dona desse terreno adoeceu. Então, eu acho que está faltando consciência da população. E acho que isso é geral.”

LOC:
Para ajudar o município a ficar livre do mosquito transmissor, cerca de 30 agentes de endemias estão nas ruas da cidade, eliminando criadouros e ensinando os moradores a fazer o mesmo. Por isso colabore. Tire 15 minutos por semana para eliminar focos do mosquito dentro de casa. O ministério da Saúde recomenda que seja na sexta-feira. Mas é claro que você pode escolher o dia que for melhor para você. Para saber mais, acesse: saude.gov.br/combateaedes.
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.