SUDESTE: Vasos de planta e calhas entupidas são os maiores focos de transmissão da dengue e chik

SUDESTE: Vasos de planta e calhas entupidas são os maiores focos de transmissão da dengue e chikungunya

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

Tempo de áudo - 01'35''

REPÓRTER: De acordo com o levantamento feito pelo Ministério da Saúde em outubro deste ano, na Região Sudeste , cerca de 55 % dos focos do mosquito transmissor da dengue e da chikungunya estão em vasos de planta, calhas e objetos. O ministro da Saúde, Arthur Chioro, reforça que os criadouros da larva do mosquito precisam ser combatidos pela população. 

SONORA: ministro da Saúde – Arthur Chioro

"Recipientes que ficam no domicílio e que podem também acumular água parada e servir como um espaço de transmissão, por exemplo, um brinquedo, um pneu, uma garrafa d'água. A nossa arma mais importante continua sendo a mobilização da sociedade, das autoridades públicas, dos profissionais de saúde, mas principalmente, de cada cidadão, no sentido de prevenir a criação do mosquito na sua casa, no seu quintal, na sua vida."

REPÓRTER: A aposentada de Belo Horizonte, Minas Gerais, Lucia de Filippis sabe bem disso. Ela conta que redobrou os cuidados com as plantas para afastar o mosquito transmissor .

SONORA: aposentada – Lucia de Filippis

"Tem que olhar porque tem certas plantas que acumulam água. Minhas plantinhas têm uns vasinhos, não deixo o pratinho em baixo, nem com areia. Então, eu molho e a água já escorre e vai embora. Até meus baldes eu acabo de lavar roupa, eu enxugo, viro. Eu tenho o maior cuidado com isso, porque eu tenho pavor de dengue. Eu tomo tanto cuidado, mais cuidado demais até!"

REPÓRTER: Além dos vasos de planta, as calhas, as caixas d'água e o lixo, também são focos do mosquito transmissor da dengue e da chikungunya. Para saber mais sobre as ações do Ministério da Saúde de combate à essas doenças, acesse: www.saude.gov.br.

Reportagem, Diane Lourenço

Receba nossos conteúdos em primeira mão.