SOLIDARIEDADE: ONGs fazem o papel de Papai Noel e distribuem presentes para crianças no Natal

SOLIDARIEDADE: ONGs fazem o papel de Papai Noel e distribuem presentes para crianças no Natal

Salvar imagem

Tempo de áudio: 4min 01seg

REPÓRTER: Falta pouco mais de um mês para o Natal. Para as crianças, a data remete ao Papai Noel e aos presentes. Como na vida real nem todas as famílias têm condições de presentear os pequenos, algumas organizações fazem o papel do Bom Velhinho e levam a alegria às crianças. No Distrito Federal, por exemplo, a ONG Heróis de Verdade faz um trabalho na cidade satélite de Samambaia, onde presenteia cerca de 500 crianças todos os anos. Uanda Almeida, de oito anos, ganhou presente duas vezes e já fez o pedido para esse ano. A criança conta sobre a alegria que é receber papai noel.

SONORA: estudante, Uanda de Almeida

"Eu fiquei feliz, eu não esperava. Na primeira vez, eu ganhei uma bicicleta que eu pedi. E eu tenho a bicicleta até hoje. Depois, eu pedi um tablet e aí eu tenho um tablet até hoje também. E, agora, eu pedi uma boneca da Monster High."

REPÓRTER: A ONG Heróis de Verdade é administrada pelo bancário Zaqueu de Oliveira, que há quatro anos alegra a vida de crianças carentes do Distrito Federal. A organização prepara um evento que acontece em uma escola na cidade satélite de Samambaia, onde o Papai Noel leva os presentes para as crianças. Com doações da comunidade eles proporcionam uma grande festa com comida e atividades recreativas. De acordo com Zaqueu, os presentes doados vão desde bicicleta a celulares. O idealizador da ONG Heróis de Verdade lembra que a parceria com a escola reforça a importância das crianças tirarem boas notas nas provas.

SONORA: bancário, Zaqueu de Oliveira

"A gente tem uma parceria com uma escola. As cartas esse ano, muitas delas, já estão indo com o boletim. A ideia é que, a cada ano, as crianças coloquem na cabeça que se elas tirarem nota boa, se elas passarem de ano elas tem mais possibilidade de ganhar um presente melhor. As cartinhas já estão sendo recolhidas, já estão sendo adotadas. No dia 21 de dezembro a gente vai fazer um mega evento para 1.500 pessoas lá na comunidade. A gente está prevendo 13 atividades só para os pais, entre oficinas, palestras, debates sobre prevenção ao uso de drogas, alimentação saudável, todas essas coisas importantes. Várias atividades para as crianças, várias palestras, dinâmicas para as crianças e adolescentes. Campeonatos de futebol e campeonatos daquelas brincadeiras que o pessoal não faz mais, tipo bete, queimada."

REPÓRTER: Segundo Zaqueu de Oliveira todo o trabalho da ONG é feito de forma voluntária. Como doções, a ONG recebe dinheiro, comida e brinquedos, mas as pessoas também podem colaborar participando das atividades. Uma das colaboradoras é Rezidelma Alves, de 56 anos, que ajuda a cozinhar. De acordo com ela, o trabalho da ONG Heróis de Verdade é uma das melhores coisas que as crianças de Samambaia recebem durante todo o ano.

SONORA: voluntária, Rezidelma Arruda

"Eles estipularam até 14 anos. Metade das cartinhas é para o pessoal da escola, aí se estendeu para a comunidade porque tem irmão, tem primo, tem tia e aí não pode só o aluno ser favorecido e os pequenos ficarem chupando dedo. Para mim, foi a melhor coisa que ele fez. E esse ano vai ser melhor porque eles vão trazer professores, um monte de gente, para dar palestra, fazer reunião de pais, de como educar alunos."

REPÓRTER: Quem quiser colaborar de alguma forma com a ONG pode enviar um e-mail para heroisdeverdade@gmail.com. Você também pode procurar outras organizações para fazer doações neste Natal. Uma terceira opção é colaborar com o Projeto Papai Noel dos Correios. Para isso, basta ir a uma agência dos Correios e adotar a cartinha de uma criança carente.

Reportagem, Aline Reis

Continue Lendo



Receba nossos conteúdos em primeira mão.