Data de publicação: 31 de Janeiro de 2017, 00:42h, atualizado em 17 de Julho de 2020, 18:31h
LOC: No último Levantamento sobre infestação do mosquito que transmite Dengue, Zika e Chikungunya, feito pelo Ministério da Saúde, Simão Dias aparece com um índice de infestação mais de três vezes maior que o índice anterior, quando a cidade já estava classificada com grau de risco para infestação. Ou seja, a situação, que já era preocupante, ficou muito pior. Para a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Joseane de Andrade, a época do ano favorece o desenvolvimento do mosquito. Por isso, ela pede que a população colabore e dá dicas de como as pessoas podem agir.
TEC/SONORA: Joseane de Andrade, coordenadora da Vigilância Epidemiológica
“A época é bem propícia, o calor favorece, mas nós contamos muito com a população. É simples e fácil combater o mosquito. Então nós solicitamos que os moradores cubram os seus depósitos. É fácil cobrir um purrão, é fácil cobrir um tonel. Use um pano de prato ou qualquer pano amarrado na boca do recipiente. Isso já vai vedar esse depósito e vai inibir a proliferação desse mosquito.”
LOC: Este ano, o município já registrou dois casos prováveis de Chikungunya. Em 2016, foram confirmados 94 casos da doença. Mirian Valderez, mais conhecida com Valda, tem 68 anos e teve Chikungunya.
TEC/SONORA: Mirian Valderez, aposentada
“É febre, dor de cabeça, moleza no corpo, falta de apetite e o corpo fica avermelhado. Incomoda muito.”
LOC: Em Simão Dias, dezessete agentes de endemias vistoriam os imóveis da cidade e ensinam a população a maneira correta de combater o mosquito. Centenário, Caçula Valadares e o Centro são as localidades mais afetadas pela infestação do transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya. Para denunciar possíveis criadouros ligue para a equipe de combate da Secretaria Municipal de Saúde. O número é 3611-2521. Repetindo, 3611-2521. Para mais informações acesse: saude.gov.br/combateaedes. Ministério da Saúde, Governo Federal.
Continue Lendo
O Brasil 61 é um portal de comunicação que leva informações para todo o Brasil. Somos especialistas em produzir conteúdo particularizado para sua região. Trazemos as principais notícias do Planalto Central especialmente pra você. Todo o nosso conteúdo é gratuito e de livre reprodução.
© Brasil 61 2023 • Desenvolvido pela   Humanoide.dev