SIMÃO DIAS (SE): Chikungunya pode acarretar sequelas, mesmo após a cura da doença

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

...

LOC: Simão Dias é uma cidade com baixos índices de Dengue, Zika e Chikungunya. De acordo com o relatório de casos, levantado pela Secretaria  de Saúde do Estado de Sergipe, existe apenas uma confirmação de Dengue, mas nenhuma de Zika ou Chikungunya. Os números reduziram bastante em relação ao mesmo período do ano passado, quando ocorreram dois casos de Dengue, um de Zika e sete de Chikungunya.

No ano passado, a doméstica Maria Deusdete, 66 anos, fez parte dessa estatística da Chikungunya. Apesar de já ter se passado quase um ano, ela ainda sofre com os sintomas que a doença ocasiona. Ela conta que o que ainda mais dói são os olhos.

TEC/SONORA: Maria Deusdete, doméstica.

“Quase toda semana vem um sintoma. Eu fico toda manchadinha de vermelho e as articulações doem muito e queima muito. É como se o sangue viesse fervendo nas articulações. Como eu me cuido muito, eu não fico paralisada. A parte que mais me afetou foram meus olhos, quando ela vem, eu sinto uma queimação, arde, ficam vermelhos, é uma coisa horrível.”

LOC: Segundo a Secretaria Municipal de Saúde de Simão Dias, a prefeitura tem feito um trabalho de prevenção por meio de ações conjuntas com outras entidades da cidade. De acordo com a secretária Joseane Souza, um exemplo de conscientização muito boa que o município tem é por meio de ações nas escolas. Em parceria com a Secretaria de Educação são feitas palestras e apresentação de peças teatrais sobre como combater o mosquito transmissor das doenças, entre outras ações.

TEC/SONORA: Joseane Souza, secretária Municipal de Saúde de Simão Dias.
 “A maior parte se dá nas escolas. Ano passado foi bem mais fácil, porque o MEC exigiu que as escolas colocassem como temas para serem discutidos. Então as escolas nos procuraram porque era uma obrigação para eles cumprirem aquilo que foi estabelecido. Esse ano, nós estamos esperando a greve terminar.”

LOC: A maior prevenção que você pode fazer é dentro de casa. Observe com cuidado locais que possam virar um possível criadouro do mosquito. Exemplos como garrafas destampadas, pneus, vasos de plantas, reservatórios mal tampados, tudo isso pode acumular água e virar criadouro, favorecendo a proliferação.

Faça a sua parte! Ajude a não deixar que o mosquito se prolifere. Para saber mais sobre as doenças e formas de combater o mosquito acesse o site saude.gov.br/combateaedes. 

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.