Tempo de áudio –
REPÓRTER: Emissoras de rádio de 11 municípios do interior do Pará, cujas populações somadas resultam em mais de um milhão de habitantes, têm acesso e utilizam parte da programação produzida pela Web Rádio Jus do Tribunal de Justiça do Pará, uma programação com 24 horas com notícias e programas diários que são retransmitidos nessas localidades. A Web Rádio Jus integra o esforço do Poder Judiciário paraense para se aproximar ainda mais dos anseios de cidadania por informações referentes à aplicação da Justiça no âmbito do Estado. A web radio jus cumpre um papel que é uma necessidade de transparência, ressalta o juiz titular da 1ª Vara de Execução Penal, Cláudio Henrique Rendeiro.
SONORA: Juiz Cláudio Rendeiro.
“Eu acho assim fundamental o trabalho da web radio para o judiciário e para a sociedade, porque ela cumpre um papel que é uma necessidade da transparência de se fazer o direito e a radio web faz esse papel muito bem, uma programação extremamente agradável, tenho só que parabenizar o tribunal e a equipe da radio toda por esse trabalho tão bonito que vocês estão fazendo”.
REPÓRTER: Todo o conteúdo produzindo pela web rádio é de fundamental importância para a atuação de advogados, operadores e estudantes de direito, tanto pelas informações sobre direito, Justiça e decisões, quanto pela transmissão on line das sessões do Tribunal Pleno. A web radio tem a dimensão de informar e de integrar, como destaca o presidente do Ordem dos Advogado do Brasil, seção Pará, Jarbas Vasconcelos.
SONORA: Presidente da OAB/Pará, Jarbas Vasconcelos.
“O importante da radio web é que ela é aberta, tanto ao judiciário quanto aos advogados, aos membros do ministério público, a defensoria pública, ela é aberta a comunidade jurídica, portanto ela também tem uma dimensão de informar e de integrar, parabéns pela iniciativa e a todos que fazem a radio web.”
REPÓRTER: A Web Rádio Jus já mantém parcerias com as rádios Cultura e Unama Fm, que retransmitem o “Minuto da Justiça”, que é apresentado pelo personagem Epaminondas Gustavo, uma criação do juiz Cláudio Rendeiro, que faz uma caricatura do linguajar típico do caboclo amazônico para tratar de temas relacionados à Justiça e à cidadania. Entre as emissoras que têm acesso ao noticiário e aos programas produzidos pela Web Rádio Jus do TJPA estão a Vale do Xingu FM, em Altamira; Guarany FM, em Santarém; entre outras.
Reportagem, Storni Jr.