SERVIÇO: Justiça lança posto itinerante

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: O Judiciário paraense vai estrear sua nova unidade móvel durante o projeto “Verão com Justiça e Cidadania”. A primeira participação da carreta itinerante será neste final de semana, dias 18 e 19, em Salinópolis. O veículo continuará no município no final de semana seguinte, dias 25 e 26, a fim de garantir segurança e reduzir a violência nos balneários durante as férias escolares. O objetivo do projeto é inibir a prática de infrações penais de menor potencial ofensivo, como ressalta a Coordenadora dos Juizados Especiais, desembargadora Vânia Fortes Bitar.
 
SONORA: Desembargadora Vânia Fortes Bitar.
 
Nós visamos realmente à ação do poder judiciário do Pará, através da coordenadoria dos juizados que é atuar, visando prevenir e coibir esses crimes de pequeno potencial ofensivo que são, por exemplo, dirigir sem carteira habilitação, lesão corporal no trânsito, ato obsceno em público, lesões corporais leves.”
 
REPÓRTER: Equipado e climatizado, o posto móvel dispõe de espaços de atendimento e espera, gabinetes, três salas de audiência e banheiro, além de uma sala de avanço lateral e um palco retrátil. A estrutura do posto é dotada de gerador de energia e antenas satélites, tecnologias que garantem o funcionamento do posto mesmo em lugares distantes. Além da prestação jurisdicional, o projeto, que foi ampliado nesta terceira edição, vai oferecer à população local e veranistas serviços de emissão de títulos eleitorais, documento de identidade, como destaca a Coordenadora dos Juizados Especiais, Desembargadora Vânia Fortes Bitar.
 
SONORA: Desembargadora Vânia Fortes Bitar.
 
“Além da justiça procurando prevenir e coibir estes tipos penais, nós estamos também fornecendo documentos com nossos parceiros, nós estamos emitindo carteira de identidade, carteira de trabalho, títulos eleitorais com o tribunal regional eleitoral, e divulgação do projeto eleitor do futuro, tem a atuação do propaz, da fundação propaz, através de movimentos educativos, principalmente para os jovens e crianças.”
 
REPÓRTER: Nos outros períodos do ano, a unidade móvel irá atuar em ações itinerantes de atendimento ao público, tanto na periferia da capital e no interior do Estado. São parceiros do Judiciário no projeto “Verão com Justiça e Cidadania” o Tribunal Regional Eleitoral, Ministério Público, Defensoria Pública, OAB/Pará, Secretaria de Segurança Pública, Policia Civil, Polícia Militar, Prefeituras Municipais, Secretarias de Saúde, municipais e estadual, cartórios extrajudiciais, e o Propaz.
 

Reportagem, Storni Jr.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.