SERRINHA (BA): Alunos da cidade aprendem a combater o mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya

Salvar imagem

LOC: Na tentativa de eliminar de vez o mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya, Serrinha busca várias alternativas de ensinar a população a se prevenir. Uma delas é a palestra nas escolas. Crianças e adolescentes da rede escolar da cidade aprendem sobre o mosquito e as viroses que ele pode transmitir e são orientados a levar o aprendizado para toda a família.  Como o combate ao inseto também é uma questão educacional, o Coordenador de Endemias de Serrinha, Valdete de Jesus, aposta na parceria.

TEC/SONORA: Valdete de Jesus, Coordenador de Endemias

“E a gente aposta que é na escola que realmente a gente começa. Saúde e Educação têm que andar de mãos dadas. Então, é por isso que a gente faz esse tipo de ação, mostrando para os alunos, inclusive nas escolas particulares também, desde as criancinhas, o que a gente faz. E é muito gratificante.”

LOC: Durante as palestras, os alunos aprendem sobre a importância de se combater o mosquito. Ficam sabendo como é a ecobiologia do mosquito e sobre o ciclo de vida dele. Depois é feita uma atividade prática dentro da escola e nas ruas mais próximas, onde a equipe localiza e elimina criadouros do inseto. A estudante Sara Moreira, de 17 anos, estuda no colégio 30 de Junho, na Avenida Getúlio Vargas. Ela já participou de uma das palestras e conta o que aprendeu.

TEC/SONORA: Sara Moreira, Estudante

“É não deixar água parada, estar sempre de olho. Se tiver algum vaso, garrafa virada para cima, não deixar acumular água porque assim mosquito vai se proliferar.”

LOC: Em Serrinha, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, mais de 200 agentes de saúde e de endemias estão nas ruas combatendo o mosquito. Mas é preciso que a população coopere e elimine os criadouros dentro de casa. Até porque na cidade, há mais de 600 casos notificados de Dengue, cerca de 140 casos de Zika e 125 de Chikungunya. Para saber mais acesse: saude.gov.br/combateaedes.

Continue Lendo



Receba nossos conteúdos em primeira mão.