SERGIPE: Meta é vacinar mais de 60 mil meninas de 9 a 11 anos contra HPV no estado.

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

TEC: Trilha (BG)
 
OFF: Chegou a hora das meninas sergipanas de 9 a 11 anos voltarem às Unidades Básicas de Saúde do SUS para a segunda dose da vacina contra o Papiloma Vírus Humano, o HPV. A expectativa do Ministério da Saúde é de que mais de 60 mil jovens desta faixa etária recebam a segunda dose no estado. A vacina protege contra a infecção do HPV, grande responsável pelo câncer do colo do útero em mulheres adultas, e também está disponível para meninas de 12 e 13 anos, que ainda precisam tomar a primeira ou a segunda dose. Em Sergipe, as secretarias de saúde do estado e dos municípios têm o desafio de superar as baixas taxas de vacinação registradas na primeira etapa da campanha, iniciada em março deste ano. Pouco mais da metade do público-alvo recebeu a primeira dose da vacina contra vírus até agosto, segundo dados do Ministério da Saúde. Para aumentar o número de garotas vacinadas, a Secretaria de Saúde está recomendando às secretarias municipais de saúde buscarem parcerias com as escolas públicas e privadas, como explica a coordenadora do Programa Estadual de Imunização, Sândala de Oliveira.
 
TEC: Sândala de Oliveira, Coordenadora do Programa Estadual de Imunização de Sergipe.
 
“Ressaltamos aos chefes dos municípios a importância dessa vacinação e também que fosse feita uma vacinação mista, que essa vacinação fosse feita na escola e nas unidades de saúde. Porque a gente notou que, no ano de 2013, tivemos uma excelente cobertura, porque fizemos nas escolas.”
 
TEC: Sobe e desce BG.
 
LOC: Além da recomendação às diretorias de imunizações municipais, um grupo de trabalho do programa estadual Saúde na Escola atua junto aos diretores para a marcação de mutirões de vacinação nas escolas. O coordenador do Programa Saúde na Escola no estado, Professor Roosevelt Rodrigues, explica como funciona a ação.
 
TEC: Roosevelt Rodrigues, coordenador estadual do programa Saúde na Escola.
 
“O pessoal da secretaria de estado e das secretarias municipais de saúde solicitou que nós do Programa Saúde na Escola, pudéssemos facilitar e fazer essa articulação dos profissionais da saúde com os profissionais da educação. Ou seja, com as escolas diretamente, para que eles pudessem factuar as agendas.”
 
TEC: Sobe e desce BG.
 
OFF: A vacina disponibilizada pelo SUS protege as meninas de quatro tipos do vírus responsáveis pelo surgimento da maioria dos casos de câncer do colo do útero. Só em Sergipe, o Instituto Nacional do Câncer estima o surgimento de 210 novos casos deste tipo de câncer.  A professora aracajuana Socorro Silva é mãe da pequena Maria Teresa, de 9 anos. Socorro ficou sabendo da vacina por um comunicado da escola da filha. Ela fez questão de levar Maria Teresa até o posto de saúde para tomar a primeira dose da vacina, no começo do ano. E, agora, seis meses depois, levou a filha para tomar a segunda dose. Socorro sabe da importância da vacina para evitar o câncer do colo do útero e alerta:
 
TEC: Socorro Silva, mãe de Maria Teresa.

Mãezinhas, não deixem de vacinar suas filhas. Vocês estão fazendo com que ela ganhe saúde, fazendo com que ela evite o câncer, porque o HPV está aí para qualquer mulher, desde quando ela inicia sua atividade sexual. Acreditem que a vacina é a forma de prevenção mais importante que tem hoje dentro da saúde pública”.


OFF: A vacina é disponibilizada gratuitamente nas Unidades Básicas de Saúde do SUS ou em escolas parceiras. Ela foi introduzida no calendário nacional de vacinação no ano passado para atender meninas de 11 a 13 anos de idade. Este ano, o Ministério da Saúde está priorizando a vacinação de crianças e adolescentes de 9 a 11 anos. As meninas e adolescentes com 12 e 13 anos, que ainda não tomaram a primeira ou a segunda dose, também devem procurar as unidades de saúde para atualizarem o cartão de vacinação. A criança ou a adolescente deverá tomar três doses para completar a proteção. Quem recebeu a primeira dose deve receber agora a segunda dose, administrada seis meses depois da primeira, e a terceira, cinco anos após a primeira dose. A meta do Ministério da Saúde é de que até o final do ano, 80% das meninas com idade entre 9 e 11 estejam vacinadas. Se você é mãe, pai ou responsável por menina nesta idade, leve-a a uma Unidade de Saúde e leve junto o cartão de vacinação. A vacina é o único meio de garantir a proteção contra o HPV pelo resto da vida. Obtenha mais informações sobre a vacina contra o câncer do colo do útero e o HPV em uma unidade de saúde mais próxima de sua casa e no portal do Ministério da Saúde na Internet, www.saude.gov.br/hpv.

TEC: Encerra trilha (BG).
 
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.