SERGIPE: Ciclo de combate ao Aedes aegypti percorre o estado e encontra muitas residências fechadas

   

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Em todo o Sergipe existem mais de 600 mil imóveis, entre residências, prédios públicos, comerciais e industriais, além de terrenos baldios. Cerca de 160 mil deles receberam a visita de uma equipe combate ao mosquito Aedes aegypti nas duas primeiras semanas de abril.
O balanço, divulgado nesta semana pelo Ministério da Saúde, revela também que os agentes não conseguiram entrar em 34 mil e 500 residências, ou porque elas estavam fechadas, ou porque o morador se recusou a receber os profissionais.
A mobilização em Sergipe continua durante todo o mês de abril. A capital, Aracaju, é uma das cidades que está em alerta no estado devido ao risco de infestação do mosquito. A coordenadora do Programa Municipal de Combate ao Aedes de Aracaju, Taíse Cavalcante, explica que as visitas dão bons resultados. Por isso, ela pede para a comunidade colaborar com os profissionais.
 
SONORA: Taíse Cavalcante, coordenadora do Programa Municipal de Combate ao Aedes
“As pessoas precisam colaborar eliminando os focos em suas casas, principalmente, permitindo a entrada do agente, aquele agente que está fardado, o agente que está com o crachá, cadastrado.  Hoje, com a parceria do Exército em quase todos os bairros, o morador precisa abrir para que a gente entre, faça a vistoria e oriente”.

REPÓRTER:  O Aedes é o transmissor da dengue, da febre chikungunya e do vírus Zika. O trabalho dos agentes é muito importante para evitar a proliferação do mosquito. Por isso, o ministro da Saúde, Marcelo Castro, convoca a população abraçar essa causa.
 
SONORA Marcelo Castro, ministro da Saúde
“Historicamente, estamos passando por um mês que favorece a proliferação do mosquito Aedes aegypti, por isso, precisamos continuar fortalecendo as ações de combate ao mosquito para conseguirmos mudar esse quadro. Receba os agentes para as vistorias e fique atento às orientações que eles vão lhe dar para eliminação dos criadouros do mosquito. Não esqueça também de fazer a sua parte: reserve 15 minutos por semana para fazer a ronda em casa e acabar com o mosquito Aedes aegypti. Envolva toda a família nessa luta. Um mosquito não é mais forte que um país inteiro”.

REPÓRTER: Em todo país, são quase 270 mil agentes de endemias e de saúde para visitar imóveis e fazer o trabalho de prevenção ao mosquito. A mobilização também conta com o apoio de quase cinco mil militares das Forças Armadas.
Além de cuidar da sua casa, deixando-a livre de criadouros, você também pode denunciar lugares que podem ter focos do mosquito. Não deixe para depois, afinal, o ciclo de reprodução do Aedes dura em torno de uma semana. Procure a prefeitura ou a secretaria de Saúde da sua cidade para se informar sobre como fazer isso.
Para saber mais sobre o Aedes e sobre as estratégias de combate ao mosquito, acesse o site: combateaedes.saude.gov.br

 

Reportagem, Willian Nascimento

Receba nossos conteúdos em primeira mão.