SENA MADUREIRA (AC): Município não bateu meta de vacinação contra vírus HPV. Meninas entre 11 e 13 anos devem se imunizar

Segunda dose da vacina contra HPV está disponível em oito unidades de saúde, em Sena Madureira, para proteger meninas entre 11 e 13 anos do câncer do colo do útero

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Atenção meninas entre 11 e 13 anos de idade, de Sena Madureira. O município não bateu a meta de vacinação contra o vírus HPV. Quem ainda não tomou a segunda dose da vacina pode procurar as unidades de saúde do município. Vale lembrar que, a vacina contra o vírus HPV previne contra o câncer do colo do útero. Os pais que ainda têm medo dos possíveis efeitos colaterais, podem ficar tranquilos. O ministério da Saúde garante que, a vacina é segura e eficaz. A garantia é do diretor de Vigilância das Doenças Transmissíveis, do ministério da Saúde, Cláudio Maierovitch.

SONORA: diretor de Vigilância das Doenças Transmissíveis, do ministério da Saúde, Cláudio Maierovitch
 
"A vacina contra o HPV, ela não contém vírus, ela não contém bactérias. Ela é uma vacina que contém algumas moléculas, que são agrupadas por um procedimento de biologia, de engenharia genética, que são moléculas que também estão presentes no vírus, justamente para mostrar para o sistema imunológico das pessoas um pedacinho do vírus e ensiná-lo a reagir contra esse pedaço do vírus. Como a vacina não tem vírus e não tem bactérias ela não produz infecção, ela é uma vacina extremamente segura".
 
REPÓRTER: Meninas entre 11 e 13 anos de idade, que ainda não tomaram a segunda dose não se preocupem. Ainda dá tempo. Vocês só precisam levar o cartão de vacinação ou um documento com foto, quando forem procurar as unidades de saúde. Em Sena Madureira, há oito unidades de saúde espalhadas pelo município. Vocês podem procurar pela vacina de segunda a sexta-feira, de oito da manhã às cinco da tarde.
 
Com colaboração de Guilherme Pesqueira, reportagem, Henrique Carmo

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.