SENA MADUREIRA (AC): Meninas de 11 a 13 anos devem tomar segunda dose contra o HPV; município está com índice abaixo do recomendad

A cidade de Sena Madureira está entre os municípios do Acre com um dos menores índices de vacinação em adolescentes contra o HPV. 

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Situado às margens do rio Laco, a cidade de Sena Madureira está entre os municípios do Acre com um dos menores índices de vacinação em adolescentes contra o HPV. No município, apenas 13 por cento das meninas de 11 a 14 anos foram vacinadas. A meta estipulada pelo Ministério da Saúde é de pelo menos 75 por cento de adolescentes dentro desta faixa etária imunizadas. A vacina contra o vírus HPV é a principal forma de prevenir o câncer do colo do útero.  A doença é o terceiro tipo de câncer mais comum entre as mulheres no Brasil e só no estado do Acre devem surgir 40 novos casos no próximo ano. A estimativa é do Instituto Nacional do Câncer. O diretor de Vigilância das Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Cláudio Maierovitch explica como funciona a imunização contra o vírus e destaca a importância da segunda e terceira dose.
 
SONORA: Diretor de Vigilância das Doenças Transmissíveis, Cláudio Maierovitch
"A imunização ela é dada por uma vacina oferecida em três doses, e as três doses são importantes. Então ela é iniciada em meninas aos onze anos de idade. Nós estamos iniciando com meninas de onze a treze anos de idade justamente para alcançar aquelas que já completaram onze anos a mais tempo. Depois de tomar a primeira dose, ela recebe uma segunda dose de reforço. A dose única ela não é eficaz para produzir a proteção contra o HPV, por isso as duas doses, e uma terceira dose cinco anos depois."
 
REPÓRTER: Além da unidade de atenção à saúde indígena, Sena Madureira tem 15 estabelecimentos do Sistema Único de Saúde onde as adolescentes podem tomar a segunda dose. Meninas de 11 a 13 anos devem ir ao posto de saúde mais próximo com o cartão de vacina.

 

Reportagem, Henrique Carmo

Receba nossos conteúdos em primeira mão.