SEGURANÇA: Vice-líder do governo Temer na CCJ da Câmara declara apoio a autonomia da PF

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: A autonomia administrativa e orçamentária da Polícia Federal tem apoio da base aliada do presidente em exercício, Michel Temer. A afirmação é do vice-líder do governo na comissão de Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania da Câmara dos Deputados, deputado Federal Fernando Francischini, do Solidariedade do Paraná. Nesta quarta-feira, a Proposta de Emenda à Constituição 412, que prevê a autonomia da PF, estava na pauta da comissão para votação de admissibilidade. Porém, sete parlamentares pediram vistas à proposta e prorrogaram a votação por pelo menos uma semana.
 
Durante a sessão, Fernando Francischini afirmou que mesmo com o pedido de vistas, o governo Temer vai orientar a base para votar a favor da aprovação da PEC 412.
 
SONORA: deputado Federal,Fernando Francischini, SD-PR
 
“O senhor vê e os membros dessa comissão de Constituição e Justiça trazerem justiça para a Polícia Federal. Dar legislação e instrumentos para que ela possa continuar sendo uma polícia de Estado e não uma polícia de governo.  Então, seria isso presidente e o governo, mesmo com o pedido de vistas vem aqui colocar o seu requerimento de aprovação da PEC 412 pela vice-liderança do governo. Seria isso, presidente”.
 
REPÓRTER: A proposta que prevê a autonomia administrativa e orçamentária da Polícia Federal tem parecer favorável do relator da matéria, deputado Federal, João Campos, do PRB de Goiás. Ele acredita na aprovação da admissibilidade da proposta na CCJ.
  
SONORA: deputado Federal, João Campos, PRB-GO
 
“Mas é bom. A Casa é própria para o debate. Esta Casa não é casa da unanimidade. É Casa da divergência e a partir da divergência, do bom debate formam-se maiorias e não unanimidade. Eu vejo isso de uma forma muito salutar. Quanto à admissibilidade, eu não tenho dúvida”.
 
REPÓRTER: Para os delegados de Polícia Federal, com autonomia administrativa e orçamentária, a instituição vai ficar protegida de interferências políticas. Além disso, a instituição vai poder criar as delegacias especializadas de combate ao crime e investir os recursos da instituição de forma objetiva, ou seja, nas áreas que mais necessitam sem correr riscos de contingenciamentos por parte do governo.
 

 

Reportagem,  Bruna Goularte

Receba nossos conteúdos em primeira mão.