SEGURANÇA PÚBLICA: Brasil precisa de mais investimento no setor, afirma senador

Segundo dados apresentados pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, foram gastos em 2015 cerca de 76 bilhões de reais com o setor no país.

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC.: O Congresso Nacional deve analisar nesta quarta-feira (12) o projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) que estabelece as metas e as prioridades para os gastos do governo no próximo ano.

E, apesar de parte dos recursos já serem destinadas à segurança pública, o senador Jorge Viana (PT-AC), que é membro da Comissão Mista de Orçamento, avalia que um investimento equivalente ao dos últimos anos ainda não é suficiente para diminuir os índices de violência no país.

TEC./SONORA:
Jorge Viana, senador Federal (PT-AC)
“A área de segurança no Brasil também sofre com a falta de dinheiro. Agora a situação da violência hoje, foram 62 mil assassinatos no último ano. Mais de 30% da população carcerária está presa por conta de algum crime vinculado à droga. Se isso não for motivo para o Brasil estabelecer a questão de combate à violência, eu não sei que outro assunto tem mais importância que esse.”

LOC.: Segundo dados apresentados pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, foram gastos em 2015 cerca de 76 bilhões de reais com o setor no país.

O especialista em segurança pública, Vinícius Cavalcante, ressalta que, além de não ser suficiente, no Brasil, o dinheiro investido na área é mal aplicado.

TEC./SONORA: Vinícius Cavalcante, diretor da Associação Brasileira dos Profissionais de Segurança, no Rio de Janeiro
“Eu também concordo com a crítica que se faz, no sentido de que a gente não gasta bem todos os recursos. Eu acredito que a gente precisasse prestar aos estados uma consultoria especializada, no sentido de permitir a otimização dos recursos.”

LOC.:
De acordo com uma pesquisa feita pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), 46% da população do Centro-Oeste e Norte do país disse que alguém da família já foi vítima de assalto furto ou agressão, no ano passado.

Reportagem, Marquezan Araújo

Receba nossos conteúdos em primeira mão.