SEGURANÇA: PF cumpre mandato de busca na casa do ex-governador de MS

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: A Polícia Federal cumpriu mandado de busca e apreensão na residência do ex-governador do Mato Grosso do Sul, André Puccinelli, do PMDB, na manhã desta terça-feira. A ação faz parte da segunda fase da Operação Lama Asfáltica que investiga supostos atos de corrupção em obras públicas no estado. Os contratos investigados pela PF somam mais de dois bilhões de reais. De acordo com a Polícia Federal, esta fase da operação deve cumprir 28 mandatos de busca e apreensão, 15 de prisão temporária e 24 mandatos de sequestro de bens. A ação da PF é um exemplo da atuação da polícia nos estados. Para os delegados da Polícia Federal, o combate à corrupção pode aumentar no país se a autonomia administrativa e orçamentária da instituição for aprovada. A autonomia da PF é prevista em Projeto de Emenda Constitucional, a PEC 412, que espera para ser votada no Congresso Nacional. Para a diretora Regional da ADPF, no Mato Grosso do Sul, Fabiana Macedo, a autonomia vai garantir que os próprios delegados administrem os recursos da instituição sem depender da vontade política do ministério da Justiça.   
 
SONORA: diretora Regional da ADPF-MS, Fabiana Macedo
 
“A Polícia Federal precisa de autonomia financeira. Nós precisamos escolher quem vai nos organizar porque hoje, a gente é muito vinculado as rubricas em específico. Vem dinheiro específico para o combate ao tráfico de drogas. Então, quando já vem o dinheiro dessa forma nós não temos liberdade, ficamos engessados.”  
 
REPÓRTER: O presidente da ADPF, Carlos Eduardo Sobral, afirma que, nos últimos cinco anos, a Polícia Federal perdeu força, dinheiro e os investimentos na instituição diminuíram.
 
SONORA: Carlos Eduardo Sobral, presidente da ADPF
 
“O que nos temos nos últimos anos é uma queda de investimento na polícia federal, uma queda no nosso fortalecimento, no nosso crescimento. A gente vem encolhendo ao longo dos anos. Começamos em dezembro esse movimento. Estamos preparando um estudo para demonstrar que a Polícia Federal nos últimos cinco anos não cresce, enquanto outras instituições como Justiça Federal, Defensoria Publica da União, Ministério Publico Federal cresceram a Polícia Federal encolheu.”
 
REPÓRTER: Uma carta do povo brasileiro vai ser entregue no Congresso Nacional junto com abaixo assinado em favor da aprovação da PEC 412. A ideia é que a população de todo país assine a carta como forma de apoio à autonomia da Polícia Federal. A expectativa da ADPF é de que, nos próximos meses, dois milhões de pessoas assinem a carta. O documento está disponível na internet, no endereço pecdapf.adpf.org.br

Reportagem, Cristiano Carlos 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.