SEGURANÇA: PF autônoma não terá interferência política, defende sindicato dos delegados do RJ

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Uma das frentes de atuação mais fortes da Polícia Federal no Brasil é o combate à corrupção. E justamente para que a PF possa intensificar esse trabalho, tramita na Câmara dos Deputados a Proposta de Emenda à Constituição número 412, que pede pela autonomia política e orçamentária da instituição. A medida já tem o apoio de diversas corporações brasileiras. Um exemplo é o Sindicato dos Delegados de Polícia Federal do Rio de Janeiro, que apoia a proposta, com explica o diretor financeiro, Hélcio Assemheimer.
 
SONORA: Hélcio Assemheimer, diretor financeiro do Sindpf - RJ
“Essa autonomia visa evitar ingerências políticas, ingerências externas, na condução dos trabalhos da polícia Federal. E nós entendemos que a PEC 412, que é a PEC da autonomia, é importantíssima para a instituição da Polícia Federal”.
 
REPÓRTER: Na avaliação de Hélcio Assemheimer, diretor financeiro do Sindicato dos Delegados de Polícia Federal do Rio de Janeiro, a autonomia da PF vai impedir que o governo interfira em como a corporação conduz as operações e decide aplicar o orçamento.
 
SONORA: Hélcio Assemheimer, diretor financeiro do Sindpf - RJ
“Hoje a gente também pode sofrer cortes, contingenciamentos por parte do governo. Ainda que não diretamente nas investigações, mas indiretamente, o governo pode prejudicar o andamento de trabalhos de investigação, cortando verbas ou manipulando a aplicação dessas verbas”.
 
REPÓRTER: A PEC 412 aguarda votação na CCJ da Câmara. Entre em contato com os deputados federais e cobre que votem a PEC que garante a autonomia da Polícia Federal. Saiba mais em www.pecdapf.adpf.org.br
 

 

Reportagem, Bruna Goularte

Receba nossos conteúdos em primeira mão.