SEGURANÇA: Mais de cinco pessoas foram estupradas por hora no Brasil em 2015, aponta relatório

Uma pessoa sofreu violência sexual a cada 11 minutos e 33 segundos no país no ano passado

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Mais de cinco pessoas foram estupradas a cada hora no Brasil em 2015. Isso significa que uma pessoa sofreu violência sexual a cada 11 minutos e 33 segundos no país. A informação foi divulgada no 10º Anuário Brasileiro de Segurança Pública. De acordo com o documento, o país registrou mais de 45 mil e 400 casos de estupro em 2015. Apesar de esse número representar uma queda de quase cinco mil casos em relação a 2014, o anuário mostrou que não é possível concluir com certeza se realmente houve uma redução nos casos de estupro, uma vez que grande parte das vítimas não denuncia o crime.

Justamente por isso, há uma estimativa no documento de que podem ter acontecido entre 130 mil e 454 mil estupros no Brasil no ano passado. O número mínimo toma como base estudos internacionais que mostram que apenas 35 por cento das vitimas de estupro costumam prestar queixa. Já o número máximo, de 454 mil, se apoia em uma pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, o Ipea. A pesquisa mostra que, no Brasil, apenas 10 por cento dos casos de estupros são denunciados à polícia.


Segundo o relatório, São Paulo foi o estado que mais registrou notificações de violência sexual, com 20,4 por cento dos estupros no país, o que corresponde a nove mil 265 casos denunciados. Já Roraima, foi o estado que menos registrou casos de violência com sexual no ano passado, com 180 assédios denunciados.

Reportagem, Bruna Goularte

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.