SEGURANÇA: Lista tríplice para escolha do diretor-geral fortalece PF, acredita presidente da Fenadepol

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Os delegados de Polícia Federal vão realizar eleição para escolha de três nomes que vão ser sugeridos ao presidente em exercício, Michel Temer, poder escolher o novo diretor-geral da instituição. Qualquer delegado de Polícia Federal pode se candidatar. A eleição da lista tríplice para diretor-geral da Polícia Federal vai ser no próximo dia 30. Para o presidente da Federação Nacional dos Delegados de Polícia Federal, Sandro Avelar, a apresentação de uma lista tríplice para o presidente da República escolher o diretor-geral da PF é uma evolução que pode fortalecer a instituição. Ele conta que a escolha do diretor-geral por meio de uma lista sugerida pelos próprios delegados vai proteger a Polícia Federal de supostas interferências políticas na sua administração.

SONORA: presidente da Fenadepol, Sandro Avelar

“É uma evolução para a categoria. A gente percebe que outros órgãos como o Ministério Público, que assim como a polícia, precisa ter independência na sua atuação e não ficar sujeita a nenhum tipo de pressão política. A escolha do dirigente pela própria categoria implica em duas coisas muito importantes: uma é o fato de que a categoria conhece aquelas pessoas que estão ali se colocando à disposição, e duas, porque isso gera uma tranquilidade dentro da corporação”.

REPÓRTER: Até o momento, a eleição para composição da lista tríplice para diretor-geral da Polícia Federal conta com dez nomes na disputa. Os candidatos vão passar por sabatinas e os três nomes mais votados pelos delegados da PF vão ser entregues ao ministro da Justiça e ao presidente da República para que seja escolhido um para o cargo de diretor-geral da instituição. O presidente da Fenadepol, Sandro Avelar, lembra que, o novo diretor-geral da PF tem ser uma pessoa equilibrada para atender as reivindicações da categoria e para defender as ações de combate a corrupção, como a Lava Jato, por exemplo.   

SONORA: presidente da Fenadepol, Sandro Avelar

“O novo diretor-geral tem que ser alguém que tenha esse equilíbrio de saber gerenciar situações que envolvem, às vezes, até disputa de espaço com outras instituições. No que diz respeito à Lava Jato, é alguém que, evidentemente, vai dar continuidade a esse trabalho, que é um trabalho absolutamente profícuo, que vem elevando o nome da Polícia Federal, que vem devolvendo a população do país a fé, devolvendo a esperança de um país melhor”.  

REPÓRTER: A eleição para a composição da lista tríplice quer vai ser entregue ao presidente da República escolher o novo diretor-geral da Polícia Federal vai ser no dia 30, na Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal, em Brasília. O resultado vai ser anunciado no dia 31. Na internet, é possível acompanhar a eleição. Basta apenas acessar o endereço: adpf.org.br

Reportagem, Cristiano Carlos

 

 

 

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.