REPÓRTER: Os delegados de Polícia Federal elegeram uma lista tríplice para o presidente em exercício, Michel Temer, escolher no novo diretor-geral da corporação. A prática já é feita no Ministério Público, que tem o procurador-geral da República também escolhido por uma lista tríplice. A medida fortalece as instituições que estão à frente da mais importante operação de combate à corrupção já realizada no país, a Lava-Jato. Cerca de dois mil e 500 delegados de Polícia Federal votaram na eleição da lista. O presidente da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal, Carlos Eduardo Sobral, explica que a eleição da lista tríplice teve grande adesão por parte dos delegados da PF.
SONORA: presidente da ADPF, Carlos Eduardo Sobral
“Significa que a maioria absoluta dos delegados de Polícia Federal participou do processo de eleição do futuro diretor-geral, escolhendo os três nomes de preferência da categoria. Os três nomes são excelentes e o presidente Temer tem à disposição a possibilidade de escolher um excelente diretor-geral para a Polícia Federal”.
REPÓRTER: A delegada Erika Marena, do Paraná, foi a mais votada. Ela integra a equipe de investigadores da operação Lava-Jato. O segundo colocado foi o delegado e secretário-adjunto de Defesa Social de Minas Gerais, Rodrigo Teixeira. O delegado Marcelo Freitas, de Montes Claros, Minas Gerais, fecha a lista em terceiro lugar. O presidente da ADPF, Carlos Eduardo Sobral, ressalta que todos os nomes da listra tríplice para a escolha do novo diretor-geral da Polícia Federal são qualificados para o cargo.
SONORA: presidente da ADPF, Carlos Eduardo Sobral
“Doutora Erika, a mais votada, é reconhecida como a maior especialista em combate a crimes financeiros e é a coordenadora da operação Lava Jato. Doutor Rodrigo Teixeira foi corregedor em Minas Gerais, foi delegado regional executivo em Minas Gerais, foi secretário-adjunto de Segurança Pública. O doutor Marcelo, o terceiro mais votado, é chefe de delegacia no norte de Minas e coordenou diversas operações de combate à corrupção, ao crime organizado”.
REPÓRTER: A ADPF divulgou a lista tríplice para o cargo de diretor-geral da Polícia Federal no início da tarde desta terça-feira (31). Nos próximos dias, os nomes dos três representantes dos delegados de Polícia Federal vão ser entregues ao presidente em exercício, Michel Temer.
Reportagem, Cristiano Carlos