SEGURANÇA: Governo do Amazonas sabia sobre plano de fuga empenitenciárias antes de massacre, diz ministro

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: O governo do Amazonas possuía informações sobre o risco de fuga de detentos em penitenciárias do estado entre o Natal e o Ano-Novo. A informação foi confirmada, nesta quarta-feira (04), pelo ministro da Justiça, Alexandre de Moraes.

SONORA:
Alexandre de Morais, ministro da Justiça

"Há relatos de que a Secretaria de Segurança (do Amazonas) tinha informações de que poderia ocorrer uma fuga entre Natal e Ano Novo. Exatamente por isso, segundo as autoridades locais, foi reforçada a segurança do local e eles passaram a monitorar dia a dia. Mas há relatos do setor de inteligência da secretária de Segurança Pública do Amazonas de que poderia ocorrer essa fuga, entre o natal e o ano novo, fuga que acabou ocorrendo.”
 
REPÓRTER: O ministro da Justiça informou, no entanto, que o governo Amazonense não avisou o governo federal e nem pediu ajuda para enfrentar a questão.

SONORA:
Alexandre de Morais, ministro da Justiça
 
"O governo federal em momento algum foi informado nem solicitado qualquer auxílio, seja da Força Nacional ou de qualquer outro mecanismo que o governo federal poderia ter auxiliado. Isso nós tomamos ciência, ontem e anteontem",
 
REPÓRTER: Ao todo, em um intervalo de 24 horas, entre os dias 1° e 2 de janeiro, 56 pessoas foram mortas e184 detentos fugiram de quatro unidades de detenção da capital Amazonense. O pior caso ocorreu no Complexo Penitenciário Anísio Jobim, o Compaj, onde todas as 56 mortes foram registradas.
 
Até o momento, de acordo com asecretaria estadual de Segurança Pública, cinquenta e seis dos 184 presos que escaparam das unidades prisionais foram recapturados.

Reportagem, João Paulo Machado

Receba nossos conteúdos em primeira mão.