SEGURANÇA: Entenda como autonomia vai impedir interferência política nas investigações da PF

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓTER: Para tornar o combate à corrupção ainda mais eficaz no Brasil, tramita na Câmara dos Deputados a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) número 412, que pede pela autonomia funcional e administrativa da Polícia Federal. Hoje, a instituição é vinculada ao Ministério da Justiça, o que significa que as investigações conduzidas pela instituição podem sofrer interferências políticas. É o que explica o presidente da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal, Carlos Eduardo Sobral.
 
SONORA: Carlos Eduardo Sobral, presidente da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal
“Ao investigar atos, desvios de conduta, praticados por membros do governo, o governo, que é quem define o orçamento da Polícia Federal, diminui o nosso orçamento. Essa é uma realidade. É assim que é feita a intervenção nas nossas investigações. E quando a PEC estiver aprovada e regulamentada, nós não teremos mais esse componente político dirigindo os destinos da Polícia Federal”.
 
REPÓRTER: Com autonomia, a Polícia Federal vai poder escolher onde aplicar o orçamento e quais serão os dirigentes da instituição. Para que isso aconteça, o primeiro passo é que a PEC 412 seja aprovada na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania da Câmara dos Deputados. Você pode entrar em contato com os deputados federais e cobrar que votem a PEC que garante a autonomia da Polícia Federal. Saiba mais em pecdapf.adpf.org.br
 
Reportagem, Bruna Goularte

Receba nossos conteúdos em primeira mão.