SEGURANÇA: Combate à corrupção será mais efetivo com PF autônoma, diz associação de delegados da Paraíba

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Uma das frentes de atuação da Polícia Federal no Brasil é o combate à corrupção. Justamente por isso, os brasileiros estão mais atentos ao trabalho da PF, que ganha destaque com a Operação Lava Jato. A força-tarefa investiga um vasto esquema de corrupção na Petrobras, envolvendo políticos de vários partidos, empresas e as maiores empreiteiras do país.
 
Para que a Polícia Federal possa ter mais liberdade para conduzir as investigações, sem a interferência de pressões de partidos ou do governo, tramita, na Câmara dos Deputados, a Proposta de Emenda à Constituição número 412, que pede pela autonomia da PF, hoje vinculada ao Ministério da Justiça.
 
Na Paraíba, a Associação de Defesa das Prerrogativas dos Delegados de Polícia, Adepdel, apoia a proposta. Steferson Gomes, presidente em exercício da entidade, acredita que a independência da Polícia Federal traria avanços no combate à corrupção no Brasil.
 
SONORA: Steferson Gomes, presidente em exercício da Adpdel
“Tenho certeza, se tivesse uma autonomia para gerir seus próprios recursos, a operação Lava Jato teria sido muito mais efetiva. Eu acho que a autonomia da polícia judiciária federal vai trazer grandes avanços no combate à criminalidade e, mais especificamente, no combate à corrupção no país”.
 
REPÓRTER: Steferson Gomes, presidente da Adpdel, explica que o apoio dos parlamentares é fundamental para a aprovação da PEC 412. 
 
SONORA: Steferson Gomes, presidente em exercício da Adpdel
“Gostaria de contar com a acessibilidade dos parlamentares do Brasil e, especificamente, da Paraíba. E, no que depender da gente, vamos trabalhar com nossos parlamentares, pedindo a aprovação o mais rápido possível da PEC 412 na Câmara e depois no Senado Federal”.
 
REPÓRTER: Você também pode manifestar apoio à autonomia da PF e ajudar a convencer os parlamentares a votarem a favor da PEC 412. Basta assinar carta do povo brasileiro, documento de iniciativa da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal, que pode ser encontrado na internet, no site: adpf.org.br.
 
Reportagem, Bruna Goularte

Receba nossos conteúdos em primeira mão.