SEGURANÇA: Centro de inteligência reúne 55 países para combater terrorismo e crime organizado

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Na semana em que começam os Jogos Olímpicos Rio 2016, o Centro de Cooperação de Polícia Internacional, CCPI, foi inaugurado em Brasília pelo governo federal. A unidade vai integrar o trabalho de 250 policiais de 55 países, cruzando informações de bancos de dados internacionais em tempo real. Com isso, o CCPI pretende combater o terrorismo e a criminalidade de maneira integrada. Entre os parceiros estão a Organização de Polícia Internacional, Comunidade de Polícias da América e o Serviço Europeu de Polícia. O ministro da Justiça e Cidadania, Alexandre de Moraes, comentou sobre a importância da estrutura para os Jogos Olímpicos.
 
SONORA: Alexandre de Moraes, ministro da justiça
“Para que nós possamos garantir não só aos brasileiros que aqui estão, mas aos estrangeiros e turistas que visitarão o Brasil, total tranquilidade nos Jogos Olímpicos. Depois disso, o grande legado para o Brasil, em termos de segurança pública das Olimpíadas, será essa integração”.
 
REPÓRTER: De acordo com o ministro Alexandre de Moraes, o Brasil, assim como outros países do mundo, está totalmente preparado com o que há de mais moderno para garantir agilidade na segurança durante o período de competições no Rio de Janeiro.
 
Reportagem, Raphael Costa

Receba nossos conteúdos em primeira mão.