REPÓRTER: O apoio à autonomia da Polícia Federal tem ganhado força em todo o país. Para o presidente da 29ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil em Presidente Prudente, Rodrigo Arteiro, a independência da instituição fortalece não só a PF como os cidadãos brasileiros.
SONORA: Rodrigo Arteiro, presidente da OAB de Presidente Prudente
“O fortalecimento das instituições democráticas representa também o fortalecimento da advocacia e o próprio fortalecimento do cidadão. Hoje nós verificamos um quadro gravíssimo de uma cisão entre o mundo jurídico e o mundo políticos. E nós estamos vendo uma série de interferências políticas que estão sendo deflagradas, subvertendo o funcionamento das instituições republicanas e institutos jurídicos que não usados para a boa aplicação da lei”.
REPÓRTER: A autonomia da Polícia Federal é tema da Proposta de Emenda à Constituição número 412, que tramita na Câmara dos Deputados. Na avaliação do presidente da OAB de Presidente Prudente, Rodrigo Arteiro, a aprovação da PEC significa que o combate à corrupção será mais eficaz do Brasil.
SONORA: Rodrigo Arteiro, presidente da OAB de Presidente Prudente
“Com essa PEC, haveria a possibilidade de fortalecer o combate à corrupção se, se pensar que não haveria ingerência e nem um tipo de interferência política hierárquica, de cima pra baixo, em face dos delegados da Polícia Federal que estariam atuando”.
REPÓRTER: Para manifestar apoio à autonomia da PF e ajudar a convencer os parlamentares a votarem a favor da PEC 412, basta assinar carta do povo brasileiro. O documento é de iniciativa da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal e pode ser encontrado na internet, no site: adpf.org.br
Reportagem, Bruna Goularte