REPÓRTER: A Associação de Delegados de Polícia do Pará (Adepol-PA) está apoiando a autônima da Polícia Federal. A discussão ganhou força com a Proposta de Emenda à Constituição número 412, que tramita na Câmara dos Deputados e pede pela independência política a orçamentária da intuição, hoje vinculada ao Ministério da Justiça.
Segundo o presidente da Adepol paraense, Ivanildo Santos, a autonomia da Polícia Federal vai servir, principalmente, para fortalecer as instituições de combate à corrupção no Brasil.
SONORA: Ivanildo Santos, presidente da Aepol-PA
“No momento em que o Estado Democrático de Direito sofre um abalo de crise, de credibilidade, principalmente uma crise política, o fortalecimento de instituições como a Polícia Federal é muito importante justamente para que se tenha um contraponto com algumas outras instituições de cunho político que acabam, muitas vezes, criando um descrédito na população.”
REPÓRTER: Na avaliação de Ivanildo Santos, presidente da Associação dos Delegados de Polícia do Pará, a aprovação da PEC 412 é uma medida importante que pode ser usada para combater as desigualdades sociais.
SONORA: Ivanildo Santos, presidente da ADEPOL Pará
“Eu acho que só o fortalecimento das instituições que compõem o sistema de segurança pública, o sistema de justiça criminal, é que vai ajudar a transformar a nossa sociedade a ser mais justa. Vai combater as desigualdades sociais. E vai atenuar o grave problema que hoje é a corrupção, principalmente no serviço público”.
REPÓRTER: A Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal divulgou uma carta para que os brasileiros manifestem o seu apoio à PEC 412. O documento está em todos os estados. Você também pode assinar a carta, que está disponível na internet, no endereço:
adpf.org.br
Reportagem, Bruna Goularte