SEGURANÇA: Amazonas pede presença da Força Nacional no estado

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: O governo do Amazonas decidiu pedir ajuda ao Ministério da Justiça e solicitou o apoio da Força Nacional de Segurança Pública para reforçar a segurança das unidades prisionais do estado. A solicitação foi realizada, neste domingo (09), por meio de ofício do governador José Melo.

De acordo com o ministério da Justiça, o efetivo da Força Nacional vai auxiliar as forças policiais do Amazonas na realização de diagnóstico técnico para medidas de reestruturação do sistema prisional do estado. Além disso serão desenvolvidos protocolos de segurança, com ênfase em técnicas de revista.

O pedido de ajuda acontece depois que uma rebelião entre os dias 1º e 2 de janeiro, resultou em cerca de 60 mortes, no Complexo Penitenciário Anísio Jobim, o Compaj, em Manaus. A chacina de acordo com autoridades locais foi resultado da rivalidade entre duas organizações criminosas que disputam o controle de atividades ilícitas na região: a Família do Norte, a FDN, e o Primeiro Comando da Capital, o PCC.

O total de mortes na rebelião no Compaj só é superado pelo chamado Massacre do Carandiru, em São Paulo, quando 111 detentos foram mortos, em 1992.
Reportagem, João Paulo Machado

Receba nossos conteúdos em primeira mão.