SAÚDE: Venda de andadores para bebês pode ser proibida no país

Comissão da Câmara dos Deputados aprova o fim da produção e venda de andadores para bebês sob alegação que o produto não foi aprovado pelo INMETRO e pode gerar riscos à saúde das crianças 

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: A produção e a venda de andadores para bebês podem ser proibidas no país. É que, a comissão de Desenvolvimento Econômico da Câmara dos Deputados aprovou projeto de Lei que acaba com o comércio e a fabricação do equipamento. O argumento dos parlamentares é que, o INMETRO realizou testes para verificar se os andadores, que são usados para auxiliar o bebê a andar, causam riscos à saúde das crianças. Todas as marcas que comercializam os andadores no país foram reprovadas nos testes do INMETRO.  O relator do projeto deputado Federal, Eduardo Cury, do PSDB, de São Paulo, justifica a proibição por entender que os andadores podem causar acidentes e sequelas irreversíveis nas crianças.
 
SONORA: deputado Federal, Eduardo Cury, PSDB – SP
 
“Primeiro: ele é muito suscetível a acidentes graves, que afetam a cabeça da criança. Segundo: como a criança fica sentada, o esforço é só na perninha e isso impede a formação muscular e os tendões na idade correta. O fato de ela ficar nessa posição também retarda o processo de amadurecimento do encaixe entre a cabeça do fêmur e o quadril."
 
REPÓRTER: Antes de passar a valer, o projeto de Lei que acaba com o comércio e a fabricação de andadores para bebês no país precisa ser avaliado nas comissões de Seguridade Social e Família e, de Constituição e Justiça da Casa.

 

Com informações da Rádio Câmara, reportagem, Cristiano Carlos

Receba nossos conteúdos em primeira mão.