SAÚDE: Vacina contra a Dengue é testada em 15 capitais brasileiras

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: A vacina contra a Dengue está sendo testada em quinze capitais brasileiras. As pesquisas são financiadas pelo Ministério da Saúde e desenvolvidas pelo Instituto Butantã, em São Paulo, e pela Fundação Oswaldo Cruz, em Pernambuco. Algumas clínicas particulares oferecem a vacina, que pode ser tomada por quem tem entre 9 e 45 anos, mas ela não é ainda totalmente eficaz na proteção contra a doença. Por isso, não está disponível na rede pública de saúde, como explica o Diretor do Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Eduardo Hage.

TEC/SONORA: Eduardo Hage, diretor do departamento de vigilância das doenças transmissíveis do ministério da Saúde
 
” A vacina que tem disponível não tem proteção contra os quatro sorotipos no mesmo nível que nós estamos buscando, bem como ela não oferecer proteção contra os quatro sorotipos nesse nível esperado. E em termos operacionais, como não é uma vacina de uma única dose, a experiência que nós temos é a de que uma vacina com três doses, duas doses, você termina tendo uma cobertura menor do que aquela esperada. Então, o ideal é que a gente tenha uma vacina de uma dose, que proteja contra os quatro sorotipos e na faixas etárias mais indicadas.”
 
LOC: Eduardo Hage comenta que a atual fase de testes está buscando justamente com que a vacina dê proteção total à população contra a Dengue.

TEC/SONORA: Eduardo Hage, Diretor do Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde
 
”O desenvolvimento de uma vacina leva algum tempo, há uma expectativa de que esteja disponível em 2018, mas é necessário que sejam realizados testes, porque essa vacina tem que ser segura, ela não deve causar nenhuma doença na pessoa que venha a ser vacinada, como também ela deve ser eficaz contra os quatro sorotipos.”

LOC: O Diretor do Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Eduardo Hage, lembra que a melhor forma de se prevenir contra  a Dengue, Chikungunya e Zika é impedir que o mosquito transmissor se reproduza. Para isso, é preciso ter cuidado com o acúmulo de água limpa e lixo em casa e na vizinhança. Todas essas formas de prevenção você conhece em saude.gov.br/combateaedes

Receba nossos conteúdos em primeira mão.