SAÚDE: Trabalhadores da Construção Civil recebem orientações para prevenção ao mosquito da Dengue em canteiros de obras

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: As larvas do mosquito que provocam Dengue, Zika e Chikungunya são uma ameaça presente não só nas residências dos brasileiros. Os canteiros de obras também são locais propícios para o surgimento do mosquito causador das doenças pois neles se multiplicam, com facilidade, muitos pontos com água parada. Preocupados com o risco que essa situação representa os sindicatos ligados à construção civil em vários estados brasileiros estão empenhados em conscientizar pedreiros, mestres de obras e engenheiros sobre a importância da prevenção.A construção civil emprega, aproximadamente, dois milhões e quatrocentos mil trabalhadores com carteira assinada em todo o país. O estado de São Paulo representa 35% desse total de trabalhadores.Empresário do setor, o engenheiro Haruo Ishikawa também é vice-presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil de São Paulo, o Sindiscon, e do Seconci – o Serviço Social da Construção Civil. Ele conta que começou a trabalhar a prevenção nos canteiros de obras há mais de 10 anos, inicialmente com medidas simples, porém, eficazes tanto nos canteiros de obras quanto nas moradias dos trabalhadores:   
 
TEC/SONORA:  Haruo Ishikawa Vice-Presidente do Sindiscon e do Seconci

“Nós começamos a fazer um trabalho aqui no município de São Paulo pedindo para que as empresas fornecessem areia de obra para os funcionários levarem para casa para preencher os vasinhos. A gente falava: ‘preencha os vasos de plantas com areia até a borda, elimine e troque com frequência a água dos vasos, lave com água e sabão’. Então, toda essa preocupação, começou por aí esse trabalho, mas hoje vários canteiros de obras estão fazendo isso aí e a preocupação é total. Hoje, as entidades tanto Sindiscon quanto o Seconci  estão fazendo fórum de discussões e palestras para os trabalhadores. “
LOC: O engenheiro Haruo Ishikawa explica como são os cuidados específicos  nos canteiros de obras.

TEC/SONORA:  Haruo Ishikawa Vice-Presidente do Sindiscon e do Seconci

“Começamos fazendo para que, primeiramente, todo canteiro de obra seja limpo. Tudo começa aí. E depois, começa manter todas as caixas – obra tem muita caixa de água, vasilhame – tampadas e que os trabalhadores joguem o lixo no lixo. Você está fazendo uma edificação, sempre tem acúmulo de água pequeno, uma calha, uma tubulação, um resto de conduíte, um resto de mangueira que pode acumular água... Isso é a conscientização da limpeza. Então, quando você cria essa conscientização na obra, você elimina bastante essa questão. Outra questão é das lajes. A laje quando não está concluída com acabamento de cerâmica, pode apresentar um desnivelamento. E após uma chuva, essa laje pode acumular água.”

LOC:Um outro exemplo para conscientizar o trabalhador da Construção Civil acontece na cidade de Londrina, no norte do Paraná. O Sindicato da Indústria da Construção Civil do norte do estado lançou recentemente um vídeo que fala sobre esses mesmos cuidados nos canteiros de obras e mostra imagens impactantes das vítimas de Dengue, Zika e Chikungunya. Com o apoio da secretaria de Saúde de Londrina, o vídeo é exibido pelas construtoras para os trabalhadores da Construção Civil, que na região norte do Paraná, empregam10 mil profissionais, como explica o engenheiro Osmar Ceolim Alves, presidente do sindicato.

TEC/SONORA: Osmar Ceolim Alves, presidente do Sinduscon
“As fotos que colocamos no vídeo dão um impacto. Não adianta falar da doença simplesmente. Se não vêem, não se conscientizam. Mas, no momento em que vê as doenças e vê o que elas ocasionam, a conscientização é maior. Daí, a secretaria de Saúde está disponibilizando o vídeo também para as escolas. Está sendo um grande sucesso.Uma ideia simples e que pra nós foi muito bom."

LOC: Para conhecer outras dicas para acabar com os criadouros do mosquito em água parada e saber mais sobre Dengue, Zika e Chikungunya, acesse: saude.gov.br/combateaedes

Receba nossos conteúdos em primeira mão.