SAÚDE: SUS terá novo medicamento para HIV e Aids a partir de janeiro

Salvar imagem

REPÓRTER: O Ministério da Saúde anunciou nesta quarta-feira (28) que vai mudar o tratamento para o vírus HIV e para a Aids no Brasil. A partir de janeiro do ano que vem, os pacientes que ainda não iniciaram o tratamento contra o vírus vão ter acesso ao dolutegravir. O medicamento é considerado o melhor do mundo para o tratamento da doença. Os pacientes que apresentam resistência ao tratamento atual também poderão tomar o dolutegravir.
 
De acordo com o ministério, o governo brasileiro conseguiu negociar com o fabricante um desconto de 70 por cento no preço do remédio. De cinco dólares e 10 centavos, o dolutegravir foi acertado em 1 dólar e 50 centavos.  O ministro da Saúde, Ricardo Barros, explicou a decisão de mudar o tratamento no Brasil.
 
SONORA: Ministro da Saúde, Ricardo Barros
“Eu gostaria de destacar que estamos fazendo o melhor tratamento do mundo, com o menor custo. Não era nem para se pensar, no momento de tanta restrição orçamentária, em ousar buscar mais qualidade do tratamento sabendo que há impacto financeiro. Mas nós ousamos. Nós temos clareza de que é possível fazer muito mais com os recursos que temos”.
 
REPÓRTER: O dolutegravir foi aprovado em 2015 pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias do Sistema Único de Saúde (SUS). De acordo com o Ministério da Saúde, a nova droga só será incorporada em 2017 por uma limitação da empresa que entrega o medicamento. As mudanças devem ser publicadas ainda nesta quinta no Diário Oficial da União.
 
Reportagem, Bruna Goularte

 

 

Continue Lendo



Receba nossos conteúdos em primeira mão.