SAÚDE: Saiba mais sobre os sintomas da Tuberculose

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: A tosse é uma defesa do corpo, que mostra que algo errado está acontecendo no aparelho respiratório. Tossir por mais de três semanas pode ser um sinal de Tuberculose. Além disso, a pessoa tem falta de apetite, perda de peso, suor durante a noite e febre. De acordo com a coordenadora geral do Programa Nacional de Controle da Tuberculose do Ministério da Saúde, Denise Arakaki, os sintomas da doença são discretos e progridem lentamente.

 

TEC/SONORA: Denise Arakaki, coordenadora geral do Programa Nacional de Controle da Tuberculose.

“A Tuberculose é uma doença que não é periódica, ela não é sazonal. Então ela pode acontecer no inverno, no verão, na primavera, no outono e ela não tem um sintoma único, que a gente possa garantir que é Tuberculose. O sintoma que chama atenção para a Tuberculose é a tosse. E a população, muitas vezes, também não valoriza a tosse como um sintoma, como um sinal de alerta para a Tuberculose. Além disso, a Tuberculose é uma doença de progressão lenta. Mesmo com a tosse, a Tuberculose pode levar meses para o real adoecimento da pessoa.”

 

LOC: Se a doença não for tratada corretamente, pode levar à morte. Foi o caso da mãe da Rita Smith, 54 anos, moradora da Rocinha, zona sul do Rio de Janeiro. Ela teve Tuberculose duas vezes, ficou bem debilitada e morreu por conta da doença.

 

TEC/SONORA: Rita Smith, moradora da Rocinha, zona sul do Rio de Janeiro.

“Minha mãe ficou alcoólatra, adoeceu. Eu achava que era o álcool... e aí eu soube que era Tuberculose, mas, para mim, na minha cabeça, a Tuberculose não matava. Antigamente as pessoas não falavam Tuberculose, falavam que estavam com uma pneumonia passada... eu não entendia. Achava do fundo do meu coração que a minha mãe estava doente não pela Tuberculose, e que era o álcool que estava matando ela. Ai ela teve uma outra, ficou bem debilitada e veio ao falecimento.”

 

 

LOC: Rita Smith também teve a doença duas vezes e, hoje, coordena o Grupo de Apoio a Ex-Pacientes, Pacientes e Amigos do Combate à Tuberculose. Então, fique atento aos sintomas. Se for infectado, faça o tratamento corretamente. Dura, no mínimo, seis meses e é de graça. Para mais informações, acesse saude.gov.br. 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.