SAÚDE: Repelente é arma importante para combater mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya e vírus Zika

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: Escuta só pessoal. Tem um produto que pode ajudar e muito a gente a não ser picado pelo mosquito que transmite a Dengue, a Chikungunya e o vírus Zika. Esse produto a gente usa pra conseguir dormir bem quando vai pra fazenda, pro sítio, pra praia e também acampar. Já sabem do que estou falando, não é mesmo? Pois é, o repelente é uma grande arma para espantar o mosquito. A gente só deve tomar cuidado para não deixar cair nos olhos, porque causa muita irritação, e também prestar muita atenção com o tempo que o repelente leva protegendo a gente do mosquito, como bem lembra a infectologista Eliana Bicudo.

TEC/SONORA:Eliana Bicudo, infectologista

 “Agora o que se tem é que guardar bem o tempo de ação do repelente, e se você tá gestante também tem que saber qual repelente pode ser usado em gestante. Tem repelente que tem ação de duas em duas horas, então ele tem que ser reaplicado, tem repelente que tem uma vida maior, então ele pode dar um intervalo de quatro a seis horas. O importante é que a gestante observe no rótulo esse cuidado ao usar o repelente e a reaplicar sempre que necessário.”

LOC: Outra infectologista, a Helena Brígido, da Sociedade Brasileira de Infectologia, lembra de uma outra coisa muito importante. Quando a gente vai pegar sol, a gente precisa passar filtro solar, não é mesmo? E precisa passar repelente para o mosquito não picar. E aí, como é que faz? Qual a gente passa primeiro? Ela mesma explica.

TEC/SONORA:Helena Brígido, infectologista

 “Passa o protetor solar e depois passa o repelente. Algumas pessoas às vezes fazem o inverso. A gente já conversou, a gente já até viu pessoas falando em redes sociais que passam o protetor solar depois...e outra coisa também é em relação ao perfume. Vai sair à noite, que sair de casa, quer ficar perfumadinho, passa o perfume depois do repelente.”

LOC: A infectologista Helena Brígido diz que não há comprovação científica de que usar velas fabricadas com andiroba ou citronela e tomar complexo B espantem o mosquito. Nada disso faz mal, segundo a médica, mas também não resolve quando o problema é espantar o inseto. O que resolve mesmo, disse Helena Brígido, e você também sabe disso, é deixar a casa limpa e livre daquilo tudo que pode servir de criadouro do mosquito. Para mais informações, acesse saude.gov.br/combateaedes.

 

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.