REPÓRTER: O refrigerante é o sexto alimento mais consumido por adolescentes em todo Brasil. O dado é do Estudo de Riscos Cardiovasculares em Adolescentes,realizado pelo Ministério da Saúde e pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. De acordo com a pesquisa 8,4 por cento dos jovens de 12 a 17 anos são obesos no País. A Presidente do Conselho Regional de Nutricionistas de Porto Alegre, Jaciara dos Santos explica porque o excesso de refrigerante contribui para o aumento do número de jovens obesos.
SONORA: Jaciara Conceição dos Santos, presidente do conselho regional de nutricionistas da 2° Região
"O Consumo de refrigerante em primeiro lugar ele é um alimento que não tem nenhum nutriente à agregar. Ele fornece calorias e a grande maioria tem uma grande considerável tacha de açúcar rápido. Aquele açúcar que eleva rapidamente a glicemia, o valor de açúcar circulante no sangue.
REPÓRTER: Ainda de acordo com a pesquisa, as frutas sequer aparecem na lista dos 20 itens mais consumidos pelos jovens de 12 a 17 anos de idade. Na avaliação da nutricionista Jaciara dos Santos, as crianças têm que ter hábitos saudáveis desde o nascimento.
SONORA :Jaciara Conceição dos Santos, presidente do conselho regional de nutricionistas da 2° Região
''Os hábitos alimentares , devem ser implantados desde o nascimento, para que o jovem chegue a idade dos 12 anos e esteja habituado a tomar água, por exemplo. A gente encontra muitas pessoas que não querem tomar água ou tomam suco ou refrigerante. Então a pessoa já está com o seu paladar habituado a uma bebida doce e não tolera o gosto da água. Isso é uma coisa muito séria e muito congruentes nos adolescentes.''
REPÓRTER O Estudo de Riscos Cardiovasculares em Adolescentes também apontou que 56,6 por cento dos adolescentes comem em frente à TV. O tempo assistindo TV foi considerado com o menor consumo de frutas e verduras e com maior consumo de salgadinhos, doces, bebidas e elevado teor de açúcar.
Reportagem, Tayssa Brito