SAÚDE: Postos de saúde iniciam vacinação da 2ª dose contra HPV

De acordo com o Instituto Nacional do Câncer, somente em 2015, 15 mil mortes seriam causadas pelo câncer do colo útero

 

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: O ministro da Saúde, Arthur Chioro, anunciou na tarde, desta quinta-feira, o início da segunda dose da vacina que previne o vírus HPV, responsável por 70 por cento dos casos de câncer do colo do útero. A segunda etapa da vacina vai ser direcionada para as meninas entre nove e 11 anos e que já tomaram a primeira dose. Até agosto, deste ano, dois milhões e meio de meninas foram vacinadas contra o vírus, o que representa metade do público alvo de meninas nessa faixa-etária. Porém, a meta do governo é vacinar 80 por cento do público alvo, isto é, cinco milhões de meninas. De acordo com o ministério da Saúde, a vacina é eficaz para proteger as mulheres que ainda não iniciaram a vida sexual e não tiveram nenhum contato com o vírus. O ministro Arthur Chioro compara as maneiras tradicionais de prevenção do câncer do colo do útero com a vacina.
 
SONORA: Arthur Chioro, ministro da Saúde
 
“Das medidas tradicionais que nós tínhamos de prevenção ao câncer do colo uterino, me refiro a relação sexual segura, ao uso de preservativo e  a realização do exame papanicolau. Conjunto de medidas que não deixam de ser recomendadas no dia-a-dia a todas as mulheres. Mas nós temos a possibilidade de escrever uma nova história, quando a gente fala da geração de mulheres futuras do nosso país, com a presença da vacinação do HPV. Uma vacina quadrivalente com 98 por cento de eficácia e extremamente segura.”
 
REPÓRTER: De acordo com o Instituto Nacional do Câncer, somente em 2015, 15 mil mortes seriam causadas pelo câncer do colo útero. Nas regiões Norte e Nordeste, a doença é a primeira causa de morte. A vacina que previne o vírus HPV já é usada em mais de 130 países. Meninas entre nove e 11 anos que já tomaram a primeira dose devem procurar uma unidade de saúde e levar o cartão de vacina ou carteira de identidade para ser vacinada. Para mais informações, www.saude.gov.br.
 
Reportagem, Sara Rodrigues

Receba nossos conteúdos em primeira mão.