SAÚDE: Postos de saúde em todo o Brasil estarão abertos neste sábado para o Dia D da Multivacinação

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Os postos de saúde em todo o Brasil vão estar abertos neste sábado (24) para vacinar, de graça, crianças com até cinco anos ou entre 9 e 15 anos de idade. As unidades devem funcionar durante todo o dia. Além das salas fixas nas unidades de saúde, haverá postos volantes em escolas, praças e outros locais públicos. 
 
Pela primeira vez, a campanha de multivacinação do Ministério da Saúde está incluindo todas as vacinas disponíveis pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Estão sendo oferecidas vacinas do calendário da criança e do adolescente, como tuberculose, rotavírus, sarampo, rubéola, coqueluche, caxumba e HPV, entre outras.
 
A expectativa é a de que o “Dia D da Multivacinação” envolva mais de 350 mil profissionais de saúde em todo o país, além de 42 mil veículos que vão garantir a vacinação em locais de difícil acesso.
 
A campanha de multivacinação acontece até o dia 30 de setembro. O Ministério da Saúde enviou aos estados cerca de 19 milhões de unidades extras de 14 vacinas. São mais de 26 milhões de doses, que servem tanto para a vacinação de rotina do mês de setembro quanto para a campanha.
 
Reportagem, Bruna Goularte

Receba nossos conteúdos em primeira mão.