SAÚDE: Planos são obrigados a cobrir três tipos de exame para detecção de Zika, a partir desta quarta (6)

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

 
REPÓRTER: A partir desta quarta-feira (6), os planos de saúde são obrigados a cobrir três tipos de exames para descobrir se o paciente está infectado com o vírus Zika.  A resolução é da Agência Nacional de Saúde Complementar, a ANS, e determina que os testes de Zika por PCR, IgM e IgG agora fazem parte do Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde no Âmbito da Saúde Suplementar.
 
O PCR é um teste de biologia molecular que amplia o material genético do vírus para que seja possível identificar se ele está no organismo do paciente. Apesar de ser um teste preciso, ele só é capaz de identificar o vírus até cinco dias depois do aparecimento dos sintomas.
 
Já os testes IgM e IgG são sorológicos, o que significa que eles identificam se o organismo do paciente produziu algum anticorpo para tentar combater a infecção causada pelo vírus. O exame IgM é capaz de notar se existem anticorpos na corrente sanguínea, enquanto que o IgG, verifica se a pessoa teve contato com o Zika em algum momento da vida.
 
É importante lembrar que o Zika é transmitido pela picada do Aedes aegypti, que também é responsável pela dengue e pela febre chikungunya. Além disso, o vírus Zika pode causar microcefalia em bebês, se a mãe for contaminada enquanto estiver grávida. De acordo com o Ministério da Saúde, já são mais de mil e 600 bebês que nasceram com a má-formação do cérebro, no Brasil, de outubro de 2015 até o final do mês de junho.
 
Para saber mais sobre como você se prevenir do Zika e de todas as doenças que o Aedes aegypti transmite, acesse o site: combateaedes.saude.gov.br
 
Reportagem, Bruna Goularte

 

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.