SAÚDE: Peru confirma infecção de vírus Zika por relação sexual

    

 

 

Salvar imagem

REPÓRTER: O ministro da Saúde do Peru, Aníbal Velásquez Valdivia, anunciou o primeiro caso de infecção por vírus Zika por transmissão sexual, uma situação completamente nova no país sul-americano.
 
A paciente é uma mulher de 32 anos, que mora em Lima, no bairro de La Molina. Ela contraiu a enfermidade por manter relações sexuais com o marido, quando ele estava infectado pelo vírus, contraído em uma viagem à Venezuela.
 
O Centro para o Controle e a Prevenção de Enfermidades do Peru descartou a transmissão pelo mosquito Aedes Aegypti, pois, no lugar onde o casal mora, não há registro de ocorrência do mosquito e também não houve outros casos de Zika na região. Além disso, o Instituto Nacional de Saúde fez a detecção do vírus no sêmen do marido. Os dois já se encontram recuperados.
 
Esse é o sétimo caso positivo de Zika no Peru e o primeiro contraído dentro do território nacional. O vírus é transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, que também é responsável pela dengue e pela febre chikungunya. A preocupação em relação ao Zika é porque ele pode causar microcefalia em recém-nascidos.
 
Para saber mais sobre as formas de combate ao Aedes e sobre as doenças que ele transmite, acesse o site:combateaedes.saude.gov.br.
 

 

Reportagem, Isadora Grespan  

Continue Lendo



Receba nossos conteúdos em primeira mão.