SAÚDE: Pará e Estados Unidos firmam parceira para desenvolver vacina contra a zika

REPÓRTER: O Instituto Evandro Chagas, em Belém, firmou parceira com a Universidade do Texas nos Estados Unidos para desenvolver a vacina contra o vírus zika.

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: O Instituto Evandro Chagas, em Belém, firmou parceira com a Universidade do Texas nos Estados Unidos para desenvolver a vacina contra o vírus zika. O anúncio da parceira foi feito pelo ministro da saúde, Marcelo Castro. De acordo com o cronograma de trabalho, a previsão é que vacina fique pronta em dois anos. O pesquisador do Instituto, Pedro Vasconcelos, afirma que os testes pré-clínicos serão realizados em camundongos e macacos para que depois possam ser iniciados ensaios clínicos em seres humanos. O investimento em novas tecnologias é um dos eixos do Plano Nacional de Enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti que está sendo executado para conter novos casos de microcefalia relacionados ao vírus Zika e oferecer suporte às gestantes e aos bebês. O acordo prevê a instituição de um Comitê de Coordenação que irá se reunir, pelo menos, duas vezes ao ano para analisar o progresso e os resultados alcançados na vacina.
 
Com informações do Ministério da Saúde, reportagem Marcela Coelho
https://ci6.googleusercontent.com/proxy/RnNZfQn2o2xpggJQqefCOervMbPIci5mujDPJnvl43kv6Rtxjyh5gHN_JKVzeU-aaGz3pePFgxfoAAtZJZNx8mveVTc-11j98EfuAJVcumUenA=s0-d-e1-ft#https://ssl.gstatic.com/ui/v1/icons/mail/images/cleardot.gif

    

Receba nossos conteúdos em primeira mão.