SAÚDE: Número de reclamações de clientes de planos de saúde cresce mais de 400% em três anos

O número de reclamações de clientes de planos de saúde que nã

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

Tempo do áudio - 3min16seg 

REPÓRTER: O número de reclamações de clientes de planos de saúde que não conseguem fazer exames médicos pelas operadoras cresceu de 13 mil em 2010, para 72 mil em 2013. A informação é da Agência Nacional de Saúde Suplementar, a ANS. O aumento das reclamações de quem paga plano de saúde e não é atendido na hora de realizar exames foi de cerca de 440 por cento, nos últimos três anos. O aposentado de Recife, no Pernambuco, Antônio Moura, de 65 anos, tem glaucoma, uma doença nos olhos que pode levar à perda da visão. Ele precisa fazer exames constantemente para monitorar a doença. O aposentado paga mil e 600 Reais de mensalidade para um plano de saúde, mas não consegue realizar exames pela operadora. Antônio Moura conta que precisou recorrer à Justiça para obrigar o plano de saúde a pagar pelos exames para  tratamento do glaucoma.

SONORA: aposentado, Antônio Moura, 65 anos, Recife

"Faço exames de rotina e tem um deles que eles não pagam que de vez enquanto eu preciso fazer. Fiz o primeiro eles não pagaram, pedi reembolso eles negaram, mas eu acionei a ANS e eles pagaram, deram o reembolso. Na segunda vez, o mesmo exame, também não pagaram. Eu entrei na Justiça e estou aguardando humilhado, impotente. É uma sensação muito ruim porque a gente paga caro, não é barato e quando precisa é negado."

REPÓRTER: Segundo a especialista em Regulação da ANS, Denise Domingos, o aumento no número de reclamações dos clientes de planos de saúde é resultado da proximidade da agência e usuários. Ela explica que a ANS desenvolve ações, como listar e até suspender as operadoras que não cumprem as regras do mercado com objetivo de melhorar o atendimento aos clientes.

SONORA: especialista em Regulação da ANS, Denise Domingos

"O número de reclamação em planos de saúde aumenta, mas a Agência não entende esse aumento como uma piora no mercado ou como um dado negativo. Em verdade, de 2010 para cá, muitas ações foram tomadas pela Agência no sentido de aproximar o consumidor da Agência. A Agência faz uma consolidação, solta uma lista em relação as operadoras que estejam fora dos padrões para atendimento, suspendendo o direito dessas operadoras de comercializar determinados planos."

REPÓRTER: O especialista em Direito Civil, Pablo Malheiros, acredita que o número de reclamações aumentou porque a ANS está conseguindo garantir os direitos dos usuários de planos de saúde. Mas, ele ressalta que a qualidade dos serviços prestados pelas operadoras ainda não é bom.

SONORA: especialista em Direito Civil do CEUB, Pablo Malheiros

"Os consumidores procuraram mais a ANS e a piora do serviço também aconteceu. As operadoras não querem arcar com muitos exames que estão previstos em contrato, como também, em diversos tratamentos e aí, você necessita que os consumidores demandem judicialmente para que as operadoras de planos de saúde cumpram o contrato que assinara com o cliente."

REPÓRTER: Por meio da internet é possível esclarecer dúvidas, verificar a cobertura e comparar opções antes de assinar contrato com uma operadora. Basta acessar o endereço eletrônico www.ans.gov.br

Reportagem, Cristiano Carlos  

Receba nossos conteúdos em primeira mão.