SAÚDE NO AR: Segundo estudo, mil pessoas com problemas cardíacos morrem anualmente em voos

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: Morte por problemas cardíacos durante voos fazem mil vítimas anualmente em todo o mundo, como mostra um estudo realizado pela Universidade de Colônia, na Alemanha. A pesquisa apresentada pelos cientistas no encontro da Sociedade Europeia de Anestesiologia, na Suíça, alertou as empresas aéreas para investirem em mais equipamentos para ajudar a reduzir o número de mortes por problemas cardíacos em um voo.
A proposta apresentada pela equipe da Sociedade Alemã para Medicina Aeroespacial auxilia que todos os aviões possuam eletrocardiogramas e desfibriladores e que a tripulação seja treinada a identificar casos suspeitos de parada cardíaca para pedir ajuda médica imediatamente pelo sistema de anúncios a bordo. Além disso, também foi indicado para que os tripulantes recebam treinamento regular em suporte vital básico e que o avião seja desviado imediatamente se necessário.
Segundo os cientistas, as paradas cardíacas representam menos de um por cento de todas as emergências médicas durante as viagens, mas é alertado que as consequências podem provocar a morte na maioria dos problemas em aviões. Os pesquisadores também estão voltando a atenção para a criação de protocolos para lidar com emergências no espaço, sendo que em ambientes com microgravidade, os procedimentos para ressuscitar a vítima são difíceis de serem feitos.
Reportagem, Juliana Gonçalves 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.