SAÚDE: Municípios do Sul da Bahia sofrem com Chikungunya, Zika e Dengue

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC.: Os municípios do Sul da Bahia estão sofrendo com casos de Chikungunya, Dengue e Zika. Buerarema, por exemplo, se preocupa mais com a Dengue. Segundo o boletim epidemiológico estadual, de dezembro do ano passado até janeiro deste ano, aumentou em 13 o número de pessoas suspeitas de estarem infectadas com a doença. A Chikungunya também está assustando. E para o Ministério da Saúde, essa é a virose que mais preocupa neste verão. Em Itabuna, outra cidade da região, foram registrados mais de quatorze mil casos suspeitos da doença, de 2016 até agora. Uma das vítimas foi a autônoma Edla Lúcia de 57 anos, moradora de Itabuna. Ela conta que na casa dela, ninguém escapou do mosquito.

TEC./SONORA: Edla Lúcia, autônoma

“Meu marido adoeceu, teve Chikungunya e ficou muito mal. Ele não tinha forças para nada. Trinta dias depois caiu doente o meu filho. Com mais trinta dias, um dia eu deitei para dormir e acordei de madrugada com um lado todo duro. Eu não podia mexer a perna, sentia dores terríveis, muita febre. Foram dias muito difíceis.”

LOC.: Porto Seguro, Caravelas e Itabela também sofrem com a presença do mosquito. E a única maneira de melhorar a situação é o empenho da população no combate ao transmissor da Chikungunya, Dengue e Zika, como ressalta o secretário Estadual de Saúde da Bahia, Fábio Villas-Boas.

TEC./SONORA: Fábio Villas-Boas, secretário Estadual de Saúde da Bahia

“O mosquito é o inimigo número um da saúde pública do país e, só a população unida será capaz de derrotá-lo. E a forma mais eficaz de derrotar o mosquito é evitando que ele nasça. Portanto, temos que eliminar esses locais onde os mosquitos estão sendo criados, que são as poças de águas nas casas e nos terrenos baldios.”

LOC.: Em todo o estado, só este ano, Já foram registrados 21 casos suspeitos de Zika, 209 de Chikungunya e 484 casos prováveis de Dengue. Para mais informações sobre o assunto, acesse: saude.gov.br/combateaedes. Ministério da Saúde, Governo Federal.

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.