SAÚDE: Ministro da Saúde pede auxílio dos professores no combate ao mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

...

LOC: Todo dia é dia de combate ao mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya. Nesta luta, é preciso que todos participem. Afinal, um simples gesto pode salvar uma vida. Pensando nisso, o ministro da Saúde, Ricardo Barros, constatou a necessidade de pedir aos professores das escolas públicas e particulares, que repassem em sala de aula as informações de prevenção e combate aos focos do mosquito transmissor, incentivando os alunos a levar os conhecimentos adquiridos para toda a família. 

TEC/SONORA: Ministro da Saúde, Ricardo Barros.

 “Eu quero pedir aos professores que todo o final da última aula da sexta-feira, gaste cinco, 10 minutos explicando aos alunos como combater o mosquito, como eliminar os focos tanto nas casas, como nos lugares públicos que freqüentam durante o fim de semana, porque é muito importante que cada cidadão faça a sua parte para o combate ao mosquito.”

LOC: Recentemente, a Fundação Oswaldo Cruz lançou a cartilha “As aventuras dos pequenos mosqueteiros contra Dengue, Zika e Chikungunya”.  O material, destinado ao público infantil, é dinâmico e colorido, o que favorece a comunicação com as crianças. Na cartilha, são apresentadas informações e curiosidades sobre o mosquito, como o ciclo de vida e quais são os sintomas que identificam a Dengue, Zika e Chikungunya. Além disso, a cartilha traz jogos para as crianças brincarem, como caça-palavras, ligue os pontos, jogo dos sete erros, palavras cruzadas, labirinto, desenhos para colorir e um espaço para a criança desenhar o que mais gostou. Para a colaboradora da cartilha, Angela Cristina Veríssimo Junqueira, é muito importante que as crianças aprendam a se defender do mosquito transmissor.

TEC/SONORA: Angela Cristina Veríssimo Junqueira, colaboradora da cartilha.

“A criança, diferente do adulto, é muito mais receptiva para gerar mudança de comportamento. O que a gente quer no final? É que este conhecimento gere a mudança de comportamento. Ela, como multiplicadora do conhecimento, chega em casa e comenta com os pais, ela leva o que ela aprendeu na cartilha: não, não vou deixar esta vasilhinha aqui do meu cachorrinho sem lavar de tempos em tempos, porque ela serve de criadouro para que o ovo seja depositado. Então esta delicadeza de você misturar a imagem com o conhecimento é muito interessante.”

LOC: Por meio da internet é possível baixar a cartilha para uso em sala de aula. Basta apenas acessar o endereço eletrônico: portal.fiocruz.br.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.