SAÚDE: Ministério da Saúde promove videoconferências com todos os estados brasileiros sobre as ações de combate ao mosquito

Salvar imagem

LOC.: A partir de agora a Sala Nacional de Coordenação e Controle do Ministério da Saúde fará uma série de reuniões com as 27 salas estaduais para transmitir informações sobre o combate ao mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya. Esta Sala Nacional foi criada em dezembro de 2015, assim que foi decretada Situação de Emergência por causa do Zika e a ligação do vírus com os casos de microcefalia. Além da Sala Nacional e das Salas Estaduais, também foram implantadas duas mil e vinte e sete salas municipais, o que corresponde a 36 por cento dos municípios brasileiros. Os novos prefeitos e secretários municipais de saúde, que assumiram os cargos no início do ano, vão ser orientados pela Sala Nacional de Coordenação e Controle, como explica o coordenador da sala, Rodrigo Frutuoso.

TEC./SONORA: Coordenador da Sala Nacional de Coordenação e Controle, Rodrigo Frutuoso

“São encontros que nós já temos participado desde o final do ano passado, já temos agenda para janeiro, tem agenda para fevereiro e março também, serão blocos regionais, onde terá este acolhimento aos novos gestores. E a Sala Nacional tem pauta permanente nestas agendas para falar da necessidade do monitoramento e do cuidado para o enfrentamento ao mosquito.”

LOC.: Logo após a criação da sala nacional, o governo enxergou a necessidade de fortalecer ações de enfrentamento e agregou à sala os ministérios do Meio Ambiente, Educação, Integração, Defesa, Desenvolvimento Social e Agrário, Cidades e a Secretaria de Governo e Casa Civil da Presidência da República, como explica o Coordenador da Sala Nacional de Coordenação e Controle, Rodrigo Frutuoso.

TEC./SONORA: Coordenador da Sala Nacional de Coordenação e Controle, Rodrigo Frutuoso


“Após o decreto de emergência foi criado este grupo interministerial, onde se discutiu a necessidade de se fortalecer a intersetoralidade dentro das pastas do Governo Federal para desenvolverem ações de enfrentamento ao mosquito. Então, a Sala é Coordenada pelo Ministério da Saúde, mas hoje ela já conta com a participação de mais oito ministérios.”

LOC.: Os técnicos desses órgãos se reúnem também por meio de vídeo conferências a cada quinze dias para avaliar o que está sendo feito país afora em termos de combate ao mosquito. Para saber mais sobre as doenças e formas de combate, acesse o site saude.gov.br/combateaedes. Ministério da Saúde, Governo Federal.

 

Continue Lendo



Receba nossos conteúdos em primeira mão.