SAÚDE: Ministério da Saúde anuncia aumento de hospitais que incentivam parto normal e cuidados humanizados

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

 REPÓRTER: O número de hospitais que incentivam o parto normal e oferecem cuidados humanizados a mães e bebês vai crescer nos próximos anos no Brasil. Isso porque o Ministério da Saúde aumentou as metas de cuidado infantil no país.
 
Uma das medidas tomadas pelo governo vai ampliar de quatro para 16, o número de credenciamento anual de unidades de Hospitais Amigos da Criança. Para os próximos cinco anos, a estimativa é que esses hospitais façam um, a cada três partos realizados no país.
 
Os Hospitais Amigos da Criança são reconhecidos pelo Ministério da Saúde por abolirem a violência obstétrica, incentivarem o parto normal e o aleitamento materno.  A ampliação desses hospitais é importante para qualificar o atendimento, já que valorizam o contato pele a pele da mãe como o bebê logo após o nascimento e estimulam a amamentação na primeira hora de vida, ainda na sala de parto.
 
De acordo com o Ministério da Saúde, atualmente, 326 hospitais têm o selo Amigo da Criança, o que significa cerca de 10 por cento das maternidades do Brasil. Com a nova meta, já no próximo ano,  deve haver um aumento de 16 novas unidades.  
  
Reportagem, Bruna Goularte

Receba nossos conteúdos em primeira mão.