SAÚDE: Ministério anuncia abertura de mil vagas para brasileiros no programa Mais Médicos

Meta do Governo Federal é alcançar quatro mil substituições de médicos cubanos por brasileiros em três anos

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: O Ministério da Saúde anunciou a abertura de mil vagas para brasileiros no programa Mais Médicos. O objetivo é ampliar a participação de médicos do país na iniciativa. De acordo com o Ministério, das mil vagas em 462 municípios, 838 estão ocupadas por profissionais cubanos e 166 são relativas da reposição de desistentes do prgrama. De acordo com a pasta, o edital vai ser lançado já nesta sexta-feira, dia 11.


A meta do Governo Federal é alcançar quatro mil substituições de médicos cubanos por brasileiros em três anos e reduzir de 11 para sete mil participantes cubanos no programa. Para isso, o Ministério pretende atrair os brasileiros ofertando vagas em lugares são as opões mais escolhidas pelos candidatos nas últimas seleções e que, atualmente, são ocupadas por cubanos do primeiro e segundo ciclos do Programa.


Neste primeiro edital, a maioria das vagas vai ser ofertada em capitais, regiões metropolitanas e municípios que tenham mais de 250 mil habitantes. Outra novidade é que o médico vai ter 15 dias para trocar a vaga com outro profissional selecionado. Dessa forma, o governo espera que os candidatos tenham mais uma chance de garantir a atuação no lugar de preferência.


As inscrições vão ser feitas entre 20 de novembro e 23 de dezembro. As vagas que não forem preenchidas por médicos brasileiros formados no Brasil, vão ser ofertadas a brasileiros formados no exterior. A proposta do ministério é que, a cada três meses, um edital seja publicado com novas vagas para o Mais Médicos.

Reportagem, Bruna Goularte

Receba nossos conteúdos em primeira mão.