SAÚDE: Meninos já podem ser vacinados contra vírus HPV em todo país

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Meninos de 12 a 13 anos já podem ser vacinados contra o vírus HPV pelo Sistema Único de Saúde, o SUS, nos postos de vacinação de todo o país. O Ministério da Saúde comprou seis milhões de doses para vacinar mais de três milhões de meninos. As vacinas são distribuídas em duas doses, com seis meses de intervalo entre elas. No caso de meninos portadores de HIV, a faixa etária é de 9 a 26 anos. Nesses casos, os meninos devem receber três doses da vacina, sendo necessária a apresentação de prescrição médica.
O Brasil é primeiro país da America Latina a liberar as doses de vacina contra o HPV para meninos. A vacina é segura e aprovada pelo Conselho Consultivo Global sobre Segurança de Vacinas da Organização Mundial de Saúde (OMS).
O objetivo da imunização é proteger os meninos contra as doenças que estão diretamente relacionadas ao HPV, como os cânceres de pênis, garganta e ânus. A definição da faixa-etária de 12 a 13 anos, é para que a vacinação proteja as crianças antes do início da vida sexual e, portanto, antes do contato com o vírus. 
 
Reportagem, Juliana Gonçalves

Receba nossos conteúdos em primeira mão.